Dois países vizinhos e uma rivalidade que transcende as quatros linhas do gramado. França e Inglaterra vão se enfrentar no próximo sábado (10), às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Catar, e movimentar duas nações apaixonadas por futebol.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A rixa entre franceses e ingleses é muito antiga. Passa pela política, alianças oportunas, e a famosa Guerra dos Cem Anos, uma série de conflitos envolvendo França e Inglaterra, entre 1337 e 1453. Desde então, os dois países lutaram duas guerras mundiais do mesmo lado e se tornaram colegas no Conselho de Segurança da ONU, na Otan e na União Europeia.

Com tamanho histórico de envolvimento fora de campo, foi natural o futebol fazer parte da disputa entre os dois. Ao todo, as seleções já se enfrentaram 31 vezes, com 17 vitórias da Inglaterra, cinco empates e nove vitórias francesas.

Mbappé é a grande aposta da França para vencer a Inglaterra (foto: Frank Fife / AFP)

Em Copas do Mundo, esse será apenas o terceiro encontro entre eles. Os ingleses também levam a melhor. Foram dois jogos e duas vitórias da Inglaterra: 1966 e 1982. Os dois confrontos foram pela primeira fase, logo, no Catar, será o primeiro mata-mata entre franceses e ingleses em Copas.

Continua depois da publicidade

O zagueiro Konaté, da França, em entrevista coletiva, explicou que o futebol é apenas mais um aspecto de uma rivalidade e garante ela vai continuar existindo por muito tempo.

– Essa rivalidade já existe há muito tempo. Tenho algumas lembranças de quando jogava na seleção Sub-16 da França e é verdade que o clima era diferente quando o enfrentamos. Existe através da história, da proximidade dos nossos dois países e penso que existirá até o fim dos tempos – disse Konaté.

Um clássico que vai muito além do futebol. França e Inglaterra se encontram no próximo sábado (10), às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, pelas quartas de final da Copa do Catar. Quem avançar, enfrenta Portugal ou Marrocos na semifinal.

Leia mais

Em rede social, Cristiano Ronaldo garante grupo unido na Copa do Mundo

Modrić vê Brasil como favorito diante da Croácia e elogia Vinícius Jr: “Missão de pará-lo”