O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, afirmou nesta quarta-feira que o governo está avaliando a possibilidade de a Infraero passar a ter uma participação de apenas 15% na nova concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que será concedido à iniciativa privada, assim como os terminais de Florianópolis e Salvador. Segundo o ministro, o percentual permitiria à estatal manter sua posição no conselho das futuras concessionárias.
Continua depois da publicidade
O ministro ainda explicou que a área técnica da SAC da Infraero também está analisando a possibilidade de uma fatia de participação inferior aos 15%, mas que a projeção foi estimada com base nas decisões tomadas pelos novos consórcios.
Concessão do aeroporto Salgado Filho deverá ser em 2016
Dilma garante a Fortunati ampliação do aeroporto Salgado Filho
Continua depois da publicidade
A medida seria possível através de uma golden share, que é a criação de uma ação de classe especial que fica com o poder público quando se desfaz de parte do controle acionário da sociedade em empresas públicas, concedendo à iniciativa privada.
Leia as últimas notícias do dia
Padilha falou sobre o assunto, que ainda não está definido, depois de uma audiência pública em comissões do Senado sobre políticas de aviação regional e perspectivas para o setor da aviação civil no país.