A Infraero está preparando o edital para a construção de condomínio logístico no Aeroporto de Joinville, orçado em R$ 300 milhões. O projeto e o investimento futuro se enquadram no plano diretor de expansão do terminal, agregando outras obras. Ainda não há previsão para o lançamento.
Continua depois da publicidade
O projeto prevê a viabilização de três áreas: o novo terminal de logística do aeroporto; a área destinada para o entreposto aduaneiro; e uma terceira área destinada para implantação de atividades industriais, que terá relação com o entreposto aduaneiro.
A Infraero adiou o anúncio do edital – inicialmente previsto para o primeiro trimestre deste ano. O órgão do governo federal explica o motivo:
– A partir da experiência que tivemos com a primeira licitação de um projeto semelhante – o condomínio logístico do Aeroporto de Uberlândia -, seria preciso ter elementos mais claramente definidos, tanto na regra de negócios, quanto na possibilidade de exploração em novo modelo jurídico. Nesse sentido, a Infraero remodelou a forma de exploração do empreendimento, exigindo mais tempo para sua concepção. Cabe destacar que o empreendimento será realizado com aporte do futuro concessionário.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Leia outras notícias de Claudio Loetz.
Comércio
Pesquisa da Serasa Experian demonstra que o comércio brasileiro, em julho, teve o pior desempenho para este mês desde o ano 2000. As vendas caíram 1,2% em comparação a junho. A queda, entretanto, chegou a 7,1% na comparação com julho do ano passado. Quando a situação econômica iniciar a onda favorável, há muito para se recuperar.
Hackers
O governo catarinense está lançando o Hackathon #DesenvolveSC, uma competição de programação que será realizada setembro. O desafio é criar uma solução tecnológica com os temas desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inovação que possa beneficiar a população do Estado, explica o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Luiz Antônio da Costa Silva. As inscrições vão do dia 15 até o dia 22 de agosto no site www.ciasc.sc.gov.br/hackathon. As vagas são limitadas a 20 equipes com, no máximo, cinco participantes cada.
O golpe do Pokémon Go
Criminosos cibernéticos brasileiros disseminam um golpe pelo WhatsApp em torno do game Pokémon Go. Pesquisa da empresa de segurança Kaspersky mostra que mais de 62 mil brasileiros foram afetados nos últimos cinco dias. O golpe é bastante simples: um usuário envia a seus contatos uma mensagem, oferecendo uma versão premium de Pokémon Go. Ao clicar no link, a vítima é redirecionada para sites que podem instalar programas que exibem anúncios no smartphone, sem a permissão do usuário. Há, então, o risco de infectar o aparelho, além de o usuário ser atraído para sites que pedem depósitos em dinheiro para liberar a suposta versão premium do jogo.
Continua depois da publicidade
Troca
O Shopping Mueller moderniza seu sistema de estacionamento. A partir de agora, o pagamento pode ser efetuado diretamente em terminais de autoatendimento. As máquinas disponibilizam operações em cartão e dinheiro. Os três terminais já estão em operação: dois instalados no segundo piso e um no térreo.
Foco
A Univille completa 20 anos como universidade. O foco dos negócios cada vez mais é crescer sem brigar por preço. O objetivo é manter a qualidade. Simultaneamente, vai ampliar atuação em ensino a distância para ser competitiva porque há demanda nessa direção.
Aniversário
A Fecomércio-SC, que completa 68 anos hoje, divulgará na semana que vem uma pesquisa feita durante o Festival de Dança de Joinville. A pesquisa traz o faturamento do setor hoteleiro e do comércio e serviços; avaliação do movimento; tíquete médio; estratégias para impulsionar vendas; e formas de pagamento mais usadas.
Continua depois da publicidade