No momento em que o mundo discute o valor e o futuro do jornalismo, o Grupo RBS tomou uma decisão estratégica sobre seu Propósito, que são as ideias, as crenças e a base de tudo o que faz.

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Junto de seus colaboradores, acionistas e públicos, a empresa reitera, por meio de uma campanha multimídia, que seu Propósito é produzir e difundir jornalismo e entretenimento que informem, inspirem e contribuam positivamente para a evolução das pessoas e da sociedade.

– É o momento de revalidar o que fazemos, o que nos motiva e direciona o nosso trabalho, que é produzir informação que transforma – disse Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, em encontro com jornalistas da empresa.

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A partir de hoje, uma ação institucional chama atenção para exemplos que enfatizam o valor de transformação do jornalismo e do entretenimento.

– O lançamento do Propósito do Grupo RBS renova a nossa paixão pelo jornalismo de qualidade, que gera impactos positivos – destaca Estela Benetti, colunista do Diário Catarinense.

A ação relembrará histórias como a de Tatiana Solonca, 35 anos, e João Vitor Loch, cinco. Faltava um fígado sadio para João Vitor, e sobrava solidariedade em Tatiana. Foi assim que ela emagreceu 28 quilos para poder salvar a vida do menino. Inspiração, transformação, compaixão. Esses foram os ingredientes de reportagens assinadas por Laine Valgas, Gabriela Wolff e Kíria Meurer e veiculadas na RBS TV.

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– No que devemos acreditar? Em tempos em que a tecnologia estimula o trânsito frenético de informações, fazer jornalismo sério e responsável nos diferencia. O nosso propósito é claro: informar com responsabilidade – afirma Adriana Krauss, editora-chefe do Bom Dia Santa Catarina.

Responsabilidade esta se evidencia na série de reportagens intituladas Órfãos do Brasil, quando o Diário Catarinense foi a Israel e localizou crianças enviadas ao exterior ilegalmente entre 1985 e 1988, cuja repercussão nacional provocou mudanças na legislação brasileira de adoção. Publicada em agosto de 2012, a série ajudou a restabelecer laços entre os filhos e as mães que se disseram arrependidas de terem vendido as crianças a casais estrangeiros. O caso foi retratado posteriormente pela novela Salve Jorge, da Rede Globo.

– O jornalismo exercido com liberdade e responsabilidade é um dos sustentáculos das democracias. Jamais perder essa condição é uma garantia para o desenvolvimento das sociedades democráticas contemporâneas – reforça Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração e do Comitê Editorial do Grupo RBS.

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Ter um olhar apurado e atento faz parte deste jornalismo que o Grupo RBS busca enfatizar neste momento. E um dos exemplos é a reportagem As Quatro Estações de Iracema e Dirceu. A repórter Ângela Bastos viu na realidade de um casal de agricultores uma grande história e narrou como eles e os 14 filhos viviam com uma renda mensal de R$ 54 por pessoa. O material é resultado de um trabalho iniciado em novembro de 2012 e concluído neste ano. Em dois anos e sete meses de produção, a equipe de reportagem viajou 33 mil quilômetros, passando por 12 cidades, desde o interior de Santa Catarina até a Alemanha, de onde veio o primeiro familiar, no século 19, em busca de uma vida melhor.

– Esse novo momento de hiperconectividade exige interação com os nossos públicos. Nós temos milhões de repórteres e pauteiros espalhados por todas as regiões. O nosso público participa, cobra, critica, exige respostas e quer se ver. Isso é fantástico – contextualiza Renato Igor, comunicador do Grupo RBS.

Site conta com material especial

Além da campanha, o site será atualizado com exemplos de jornalismo e entretenimento. É possível acessar histórias que foram publicadas em todos os veículos do Grupo RBS e que, pela repercussão que tiveram, mudaram vidas.

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– Por trás de cada linha publicada, cada microfone ligado e cada câmera aberta há um profissional vocacionado, apaixonado pelo que faz. Essa é a base do nosso Propósito – finaliza Eduardo.

O lançamento:

A campanha Informar é Transformar é construída a partir de reportagens que marcaram. São histórias reais, contadas por jornalistas do Grupo RBS e que, ao tocarem leitores, telespectadores e ouvintes, ajudaram a mudar algo.

A campanha reforça o posicionamento da empresa de fazer jornalismo e entretenimento que inspiram e transformam. Confira algumas peças que serão veiculadas nos veículos do Grupo RBS a partir de hoje:

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– NA TV

Com direção de Flavia Moraes, diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, o filme produzido para a TV mostra, a partir de imagens marcantes, notícias que ajudaram a transformar histórias.

– O filme pretende trazer emoção e humanidade à atividade jornalística – diz Flavia.

– NO RÁDIO

As peças veiculadas no rádio chamam a atenção para coberturas realizadas pelos veículos do Grupo RBS.

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– NA INTERNET

Para conectar ainda mais as pessoas ao Propósito foi criado um site especial ( informaretransformar.com.br) com conteúdo multimídia.

– NO JORNAL

O que você sentiria ao conhecer a história de uma família que vivia somente com R$ 54 mensais por pessoa? Questões como essa, trazidas à discussão por meio do jornalismo, aparecerão nas peças.

– Nós acreditamos que uma sociedade bem informada é capaz de transformar positivamente a realidade. Informar significa oferecer aos cidadãos a oportunidade de fazer escolhas.

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Eduardo Sirotsky Melzer
Presidente do Grupo RBS

– O Propósito fortalece o compromisso do Grupo RBS através das suas pessoas, na continuidade da produção de jornalismo responsável, diferenciado, único, de qualidade e de grande impacto para o público. É ele que garantirá a sustentabilidade da empresa de comunicação no futuro.

Nelson Sirotsky
Presidente do Conselho de Administração e do Comitê
Editorial do Grupo RBS

– Somente através da livre expressão e da circulação de ideias, da busca e difusão de informações, da possibilidade de indagar e questionar, de expor e reagir, de coincidir e divergir, de dialogar e confrontar, de publicar e transmitir, é possível manter uma sociedade livre.

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Jayme Sirotsky
Presidente emérito do Grupo RBS