No último dia 2 de junho chegou à Redação uma informação que nos encheu de felicidade: o site do Diário Catarinense acabara de bater um novo recorde de audiência. Somente em maio, recebemos 6,3 milhões de visitas. Seria como se cada um dos moradores do Estado tivesse clicado pelo menos em uma oportunidade o site diario.com.br em um dos 31 dias do mês passado.

Continua depois da publicidade

Recordes de audiência, é bom dizer, não são difíceis de serem quebrados, pois cresce a cada dia o número de pessoas na internet e, em especial, em Santa Catarina. O Estado tem 60% da população com acesso à internet e Florianópolis é considerada, também pelo IBGE, uma das capitais mais conectadas. Porém, os crescimentos registrados dentro do Diário Catarinense são acima da média esperada para o meio, fortalecendo o jornal como referência de publicação nas plataformas digitais.

A Redação do DC tem uma veia digital muito forte, fruto de um trabalho desenvolvido nos últimos sete ou oito anos, pelo menos. A produção de conteúdo, por exemplo, é feita de forma totalmente integrada, tanto para o jornal impresso quanto para a internet, uma fórmula que vem se revelando bem-sucedida.

Em maio, por exemplo, não se registrou nenhum grande acontecimento no Estado que justificasse a alta procura. Mesmo assim, o jornal celebrou o recorde de audiência no diario.com.br. desde a sua criação, em 2007. O número de 6,3 milhões de visitas representa um crescimento de 94% em comparação com o mesmo mês do ano passado. E o ritmo crescente segue também nestas primeiras semanas de junho. Em 10 dias, foram 2,8 milhões de visitas, 91% a mais do que no mesmo período no ano passado.

Os recordes são motivados, sem dúvida, pelo esforço conjunto das editorias em dar ainda mais destaque para a produção digital, com diversidade de assuntos e mais profundidade nas publicações – sem alterar a entrega do conteúdo do jornal impresso. E surgem por um motivo tão especial quanto simples: é o público que está nos dizendo que quer receber informações de formas diferentes. Quer continuar recebendo o jornal impresso de todo dia. E quer mais: pretende acessar o site a qualquer hora. Quer ser informado pelo smartphone ou tablet quando algo relevante ocorrer. E quer conversar com o Diário Catarinense pelas redes sociais – não por acaso já temos 550 mil seguidores somente no Facebook do DC, um crescimento de 442% desde abril de 2013, quando celebramos os primeiros 100 mil curtidores.

Continua depois da publicidade

Mudanças no impresso – Na próxima semana, alguns produtos do DC receberão tratamento ainda mais frequente dentro do site, como os assuntos de tecnologia. Antes concentrados em um caderno impresso e semanal, os temas do suplemento BIT se espalham agora por todas as editorias, todos os dias, e serão encontrados também diariamente na nossa página de internet. O mesmo acontece com os conteúdos relativos ao Sobre Rodas, que, além do reforço online, passam a ser publicados no caderno Pense Carros, às quintas e aos domingos. E o caderno Continente se transforma em selo que marcará as notícias e os blogueiros de assuntos específicos da Grande Florianópolis, e também das reportagens sobre a região, que continuarão saindo no caderno principal. Os três produtos deixam de existir como caderno impresso semanal.

Estar mais presente é o objetivo. Interagir com o leitor em todas as plataformas. Onde o leitor quiser conversar, nós estaremos juntos. Como é o caso desta conversa de domingo, aqui na página 17 – ou no site.