Você já se viu em uma situação que fosse solicitada sua opinião e na qual não teria a menor ideia do que opinar? O fato é que todos nós temos total falta de conhecimento em um ou outro assunto, ou em vários. Não sabemos de tudo. Aquela frase do escritor grego Esopo (620-560 a.C.): “ninguém é tão inteligente que não tenha o que aprender, ou tão ignorante que não tenha o que ensinar”, é a pura verdade.
Continua depois da publicidade
Sabemos muito sobre determinados assuntos, mas não é vergonha alguma não saber de muitas outras coisas. Porém nunca devemos parar de aprender, ouvir coisas novas, ler e nos informarmos, gerando e compartilhando conhecimento.
Quantas vezes alguém te falou, por exemplo, de Educação a Distância e você “torceu o nariz”? Pura falta de conhecimento. Pois saiba que nos últimos dois anos, a maior nota do Enade do país, entre alunos de ensino presencial e a distância, foi de aluno a distância e, na média, o desempenho do aluno a distância foi igual ou superior ao aluno do ensino presencial.
O nível exponencial de crescimento da educação a distância no Brasil se explica por um grande motivo: a satisfação de quem já está estudando. Os índices de indicação para amigos sobre a modalidade são altíssimos.
Hoje, esta modalidade utiliza muito mais da tecnologia para interatividade, pois além da rica experiência de um professor-estrela, experiente o suficiente para dar aulas para todo o Brasil, permite a troca de ideias e experiências com colegas das mais diferentes regiões e culturas, fazendo com que uma turma chegue a ter cinco mil alunos.
Continua depois da publicidade
A educação a distância é, com certeza, uma grande rede social pronta para ser utilizada da forma mais ampla e abrangente possível, tanto na área do conhecimento quanto do networking.
Então, se alguém te perguntar sobre algo que você não conhece, não critique. Procure buscar saber. Com conhecimento, você estará pronto para opinar.