A edição de 2023 da The Ocean Race é disputada em duas categorias: Imoca e VO65. Cinco equipes competem na categoria Imoca. Estas embarcações competem em todas as etapas, de Alicante, na Espanha, onde foi o ponto de partida, até Gênova, na Itália, ponto de chegada. Estes barcos estarão em Itajaí, na etapa única etapa da regata na América Latina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp

Seis equipes disputam a categoria VO65. Elas participaram de apenas três etapas: Alicante-Cabo Verde, Aarhus-Haia e Haia-Gênova. A seguir, conheça os detalhes dos barcos de cada categoria:

Imoca

A classe Imoca usa uma regra de design de desenvolvimento que permite aos projetistas experimentar formas de casco e vela dentro de parâmetros definidos. No entanto, os mastros, as lanças e os equipamentos permanentes são de design único.

Os barcos têm um poderoso plano de vela e uma quilha inclinada. As regras da classe também permitem o uso de foils subaquáticos retráteis, que aumentam ainda mais o desempenho levantando o barco parcialmente fora da água.

Continua depois da publicidade

Conheça as equipes que disputam a regata na categoria Imoca

O casco é construído com carbono e o barco mede 60 pés (18,3 metros). A tripulação é formada por velejadores de sexo misto, com até cinco integrantes. O barco é capaz de velejar 600 milhas náuticas, cerca de 1,1 mil quilômetros em 24 horas.

Infográfico mostra como são os barcos da Imoca

Classificação

Veja como está a classificação da categoria Imoca, antes da chegada a Itajaí:

VO65

Após competirem anteriormente ao redor do mundo nas duas últimas edições da The Ocean Race, na atual edição os VO65s competem em apenas três pernas. Construídos de acordo com regra estrita de design único, os barcos são idênticos em todos os aspectos e, portanto, extremamente equilibrados.

O VO65 tem um plano de vela imponente, junto com uma quilha ponderada que pode ser inclinada horizontalmente sob o barco, tornando-os poderosos e rápidos em condições de mar aberto. O casco é construído com carbono e o barco mede 65 pés (20 metros).

Continua depois da publicidade

Barcos voadores na The Ocean Race: uma nova era na competição

A tripulação é formada por velejadores de sexo misto, com no mínimo sete integrantes. O barco é capaz de velejar 600 milhas náuticas, cerca de 1,1 mil quilômetros em 24 horas. Estes barcos e estes velejadores não estarão em Itajaí.

Infográfico mostra como são os barcos da VO65

Classificação

Leia também:

The Ocean Race: barcos iniciam etapa da prova rumo a Santa Catarina

Fábrica catarinense exporta iates de R$ 140 milhões com megaoperação; veja fotos

Página especial destaca outras notícias da The Ocean Race