A tragédia que marcou a história de Santa Catarina completa um ano neste domingo. No dia 22 de novembro de 2008, a Defesa Civil confirmou as três primeiras mortes em decorrência das chuvas que assolavam o Estado havia mais de dois meses.

Continua depois da publicidade

Clique na imagem para navegar pela linha do tempo

O número aumentava exponencialmente a cada dia e parou apenas quando foi registrada a 135ª morte. Ainda hoje, dois corpos seguem desaparecidos, um bebê de 11 meses, de Ilhota, e uma mulher de 79 anos, de Gaspar, cidades do Vale do Itajaí.

Para relembrar a catástrofe que mobilizou todo o país, o Grupo RBS produziu o Diário de uma tragédia. Nesta linha do tempo interativa, você poderá conferir novamente todo o material produzido durante a cobertura do desastre. São vídeos, textos, infográficos e galerias de fotos que contam, dia a dia, o drama vivido pelos catarinenses nas regiões atingidas.

Veja ainda como estão algumas das vítimas da tragédia um ano depois. Das 80 mil pessoas que precisaram deixar suas casas, cerca de 12 mil, entre desabrigados e desalojados, continuam sem residência própria. Entretanto, houve também aqueles que encontraram o amor enquanto viviam nos abrigos provisórios instalados no Estado.

Continua depois da publicidade

Jornal de Santa Catarina

As edições do Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, publicadas na semana da catástrofe climática de 2008 também estão disponíveis online. Os jornais podem ser folheados digitalmente. Basta clicar aqui.