A Polícia Federal de São Paulo concluiu neste mês o inquérito contra o influenciador fitness Renato Cariani, suspeito de desviar produtos químicos para a produção de toneladas de drogas para o narcotráfico. O relatório final terminou com o indiciamento dele e de mais dois amigos pelos crimes de tráfico equiparado, associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os três estão respondendo em liberdade. A PF encaminhou sua conclusão ao Ministério Público Federal (MPF), que decidirá sobre a denúncia. Depois, a Justiça Federal irá determinar se o trio será julgado pelas acusações. Se condenados, poderão ser presos.

Renato e seus amigos Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth são acusados pela PF de utilizar uma empresa para falsificar notas fiscais de vendas de produtos para multinacionais farmacêuticas. No entanto, os insumos não eram destinados a essas empresas, mas desviados para a produção de cocaína e crack. Segundo a investigação, essas drogas abasteciam uma rede criminosa de tráfico internacional liderada por facções como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O esquema de Renato Cariani

Renato Cariani tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e é sócio, junto com Roseli Dorth, da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda. Já Fabio Spinola Mota é apontado pela investigação como responsável por esquematizar o repasse dos insumos entre a Anidrol e o tráfico.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Polícia Federal, parte do material adquirido legalmente pela Anidrol foi desviado para a produção de entorpecentes entre 2014 e 2021.

A investigação apontou que em seis anos foram desviadas cerca de 12 toneladas de acetona, ácido clorídrico, cloridrato de lidocaína, éter etílico, fenacetina e manitol, substâncias usadas por criminosos para transformar a pasta base de cocaína em pó e em pedras de crack.

A defesa de Renato Cariani disse nesta terça-feira (30), por meio de nota, que “o indiciamento ocorreu de forma precipitada, há mais de 40 dias, antes mesmo de Renato ter tido a oportunidade de prestar esclarecimentos”.

Confira imagens da operação

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Quem é Renato Cariani, influenciador alvo de investigação policial

Entenda a investigação que tem como alvo o influenciador Renato Cariani

Influenciador Renato Cariani é alvo em investigação de desvio de produto químico para produção de crack