Um influenciador digital foi condenado a pagar indenização de R$ 12 mil por danos morais para um pastor. O caso envolve um vídeo publicado no YouTube em que o homem xinga e, de acordo com a Justiça, faz acusações sem provas sobre o religioso. A decisão é da da 3ª Vara Cível da comarca de Lages.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Além da multa, a Justiça determinou a exclusão do vídeo da rede social e, caso novos materiais do tipo sejam publicados, o influenciador receberá multa diária. O conteúdo que motivou a ação chegou a ter quase três mil visualizações.
Na decisão, o juiz avaliou que o lugar menos recomendado para fazer desabafos é o YouTube. Neste caso, de acordo com ele, o homem deveria usar “ferramentas e caminhos civilizados, democráticos e oficiais para reivindicar as punições que entende devidas, desde que comprovadas suas alegações”.
O juiz ainda afirma que “internet não pode servir para acusar e condenar sumariamente, visto que o exercício da liberdade de expressão não tem esse escopo e deve ser manejado com responsabilidade”.
Continua depois da publicidade
O youtuber pode recorrer da decisão no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).
Leia também
Duas pessoas ficam feridas após carro invadir restaurante em SC
Chuva intensa volta a cair em SC e pode chegar a 100mm, alerta Defesa Civil
Quais são as rodovias estaduais e federais interditadas durante o feriado em SC