A relação entre a música francesa e um dos nomes mais importantes da música erudita brasileira é a questão que será respondida no palco do Centro Cultural da Scar, em Jaraguá do Sul, na noite desta segunda-feira. Fixadas na programação diária e gratuita do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), as séries Musicalmente Falando e Grandes Concertos introduzem e celebram sonoramente parte da história do consagrado compositor Heitor Villa-Lobos.
Continua depois da publicidade
O concerto foca num período específico da vida de Villa-Lobos, quando ele foi a Paris em 1924. Trazendo obras de Maurice Ravel, Claude Debussy e Henri Duttileux, nomes de destaque do período, o concerto promove a reflexão sobre as composições que possam ter influenciado o brasileiro.
– Villa-Lobos era muito curioso e viajava muito. Ele buscou conhecer os grandes compositores e fazer troca de fontes – explica o maestro e pianista Ricardo Castro, que desempenhará as duas funções neste noite junto à Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojiba) na obra Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior.
Para o diretor artístico do Femusc, Alex Klein, que também lidera a introdução ao concerto, a viagem do compositor para a França é um dos momentos mais importantes da cultura brasileira no século passado, porque, além da tomada de posição de Villa-Lobos em querer apresentar a música brasileira na cidade que era conhecida como a “capital do mundo”, o contato com a música francesa refletiu nas obras posteriores do artista.
Continua depois da publicidade
Sexteto Místico é a obra do brasileiro que será tocada por professores do evento. Ainsi la Nuit, de Duttileux, Prelude a l?Aprés Midi d?un Faune, de Debussy, e Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior, de Ravel, são as composições escolhidas para promover o diálogo Brasil-França no evento.
Heitor Villa-Lobos é frequentemente celebrado no Femusc. No ano passado, por exemplo, o programa contemplou músicas de autores que foram professores do compositor.
– Um dos fatores que destaca Villa-Lobos é o grande volume de obras compostas. São mais de mil e ele raramente escrevia peças fáceis de serem executadas – afirma Castro.
Continua depois da publicidade
:: Confira a programação completa ::
O QUÊ: Musicalmente Falando e Grandes Concertos do 9º Femusc.
QUANDO: segunda-feira, às 20 horas.
ONDE: Grande Teatro do Centro Cultural da Scar, em Jaraguá do Sul.
QUANTO: entrada gratuita. Os ingressos precisam ser retirados na secretaria da Scar com antecedência. É fornecido somente um par por pessoa.