A influencer Mariana Michelini, que perdeu o lábio após ter sido enganada sobre o material utilizado em uma harmonização facial feita em 2020, está passando pelo processo de reconstrução da boca. Na última quinta-feira (13), ela passou por uma etapa de restauração do rosto em Araranguá, em Santa Catarina. Agora, a influencer está se recuperando e aguardando a etapa seguinte em um hotel na Grande Florianópolis. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O procedimento realizado por Mariana na última quinta-feira focou na restauração da lateral direita do lábio superior. O responsável foi o cirurgião bucomaxilofacial Raulino Brasil, de Palhoça, que usou um retalho da língua da paciente como enxerto. Todas as etapas ocorrem no hospital de Raulino, a partir de um projeto que opera casos do tipo sem custo.
Influencer diz ter sido enganada
No final de 2020, ano em que perdeu a mãe, Mariana fez uma harmonização facial com uma profissional de Matão (SP), cidade onde mora. No entanto, meses depois, ao sofrer com inchaços e dores, ela descobriu que o produto utilizado, ao invés de ácido hialurônico, foi PMMA.
— A harmonização facial surgiu em dezembro de 2020. Alguns trabalhos eu cobrava e a harmonização foi em permuta. A profissional dizia que era ácido hialurônico e eu confiei nela. Fui enganada — disse.
Continua depois da publicidade
O polimetilmetacrilato (PMMA) é uma substância plástica de caráter permanente, utilizada como preenchedor, às vezes de forma indiscriminada em função do baixo custo, podendo gerar reações adversas locais imprevisíveis, que geralmente surgem anos após a aplicação.
Na medicina, o uso do PMMA iniciou-se na década de 1940, sendo utilizado como cimento ósseo, principalmente na cirurgia craniofacial e cirurgias ortopédicas. O uso do produto para fins estéticos, apesar de ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A venda não é restrita, de modo que profissionais não médicos podem fazer aplicações.
No caso de Mariana, foi necessária a remoção do lábio e buço, pois o material estava todo duro e grudado no músculo. No queixo também foi feita a remoção e um enxerto. Após a cirurgia para retirada do tecido contaminado, a influencer se livrou das dores, mas perdeu o lábio superior.
Processo de reconstrução
O processo de restauração do rosto de Mariana começou em dezembro de 2023, com o preenchimento central do lábio superior, usando parte do lábio inferior. A segunda etapa foi a restauração da lateral do lábio superior direito com enxerto pediculado. O mesmo procedimento será feito para reconstrução do lado esquerdo do lábio. Na última etapa, o lábio inferior (onde um pedaço foi tirado na 1ª cirurgia) será reconstruído com tecido da base da língua.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Recuperação da cirurgia
A influencer está utilizando as redes sociais para mostrar como está sendo a recuperação da cirurgia de reconstrução da boca. Em um vídeo publicado logo depois do procedimento, Mariana comemorou por consegui ingerir alimento pastoso.
— Encontrei no iFood um lugar que faz sopa de legumes com carne e tem açaí, também. Pedi para bater a sopa. Está bem líquida, então pedi canudo e concha. Uma delícia — descreveu.
Ao g1, a influencer disse que faz regime líquido e pastoso neste momento, enquanto se recupera e aguarda o próximo procedimento, que deve ocorrer ainda neste mês. Falou, também, que não sabe em que momento voltará para a alimentação com sólidos.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
8 riscos da harmonização facial com PMMA
Harmonização facial: o que médicos e dentistas de SC podem fazer