A inflação em Florianópolis subiu 0,44% em março de acordo com levantamento realizado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No último mês, a alta no preço dos combustíveis ajudou a pressionar o preço médio dos produtos pesquisados na cidade.
Continua depois da publicidade
Os números fazem parte do Índice do Custo de Vida (ICV), calculados mensalmente pela Esag. A instituição leva em conta a mesma metodologia aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado como a inflação oficial do país.
Em março, os gastos com transportes subiram 1,44%, em Florianópolis. Nesse grupo, incluem-se os custos com combustíveis, que subiram 4,74% no último mês na Capital catarinense.
Outros itens que tiveram alta em março foram os grupos de despesas pessoais e habitação, que subiram 1,62% e 0,97%, respectivamente. Segundo o levantamento, só o preço dos alugueis e taxas ficou, em média, 1,39% mais caro que o registrado em fevereiro.
Por outro lado, houve uma redução expressiva no segmento de vestuário. A pesquisa mostrou que os preços de roupas, calçados e outros itens caiu 3,13%, no último mês.
Continua depois da publicidade
Alimentos se mantêm estáveis
O grupo de gastos com alimentação apresentou estabilidade em março. Conforme a pesquisa, a alta registrada no mês foi de apenas 0,02%. No entanto, isso se deve principalmente a determinados alimentos que ficaram reduções expressivas, puxando o índice para baixo, já que outros que compõem a cesta básica, como o tomate, chegaram a ficar até 46,3% mais caros.