O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi obrigado a antecipar nesta quinta-feira a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro. O resultado do indicador, usado no acompanhamento oficial da inflação, vazou no sistema informatizado. Em nota curta distribuída no início da noite, o instituto identificou o erro como uma “falha no sistema de publicação de informações” do site.
Continua depois da publicidade
A inflação oficial em outubro, medida pelo IPCA, recuou para 0,43%, depois de atingir 0,53% em setembro. Em outubro de 2010, o indicador havia avançado para 0,45%.
A falha relatada permitiu a divulgação antecipada de dados de pesquisas que só seriam anunciados na sexta-feira de manhã. Com isso, o IBGE resolveu antecipar dados que seriam anunciados somente nesta sexta-feira, mas que acabaram sendo disponibilizados na quinta à tarde. Os outros dados antecipados agora pela instituição foram de emprego industrial e construção civil.
O emprego industrial caiu 0,4% em setembro, segundo o IBGE. O Índice Nacional de Construção Civil teve alta 0,38% em outubro.
De acordo com informações não oficiais, a assessoria de imprensa do IBGE teria tomado conhecimento do vazamento por volta das 18h30min. As operações em bolsa de valores podem ser feitas até as 18 horas. Mas, no mercado futuro de juros, no qual esse tipo de informação pode ser extremamente valiosa, as operações são encerradas pouco antes das 17 horas.
Continua depois da publicidade
Somente na sexta o IBGE dará mais explicações sobre o vazamento, com participação, inclusive, dos superintendentes responsáveis pela área de informática na conversa com jornalistas convocada, inicialmente, para divulgar o resultado do IPCA.
Em junho deste ano, o site do instituto foi invadido por hackers. Mas, segundo o IBGE, sem danos maiores ao sistema nem modificações nas estatísticas. No site aparecia a inscrição “IBGE Hackeado – Fail Shell”, encimando uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil.