Os preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias em Florianópolis em outubro tiveram um aumento médio de apenas 0,04%. Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.
Continua depois da publicidade
O percentual foi menor que o do mesmo mês de 2018, que ficou em 0,46%. Houve redução também na comparação com setembro deste ano, que teve índice de 0,30%. O acumulado desde janeiro está em 2,77%. Nos últimos 12 meses, a inflação é de 3,12%.
A maior parte dos preços pesquisados tiveram pequenas variações. Alimentação e bebidas foi o grupo com maior influência sobre o orçamento das famílias da Capital (20,17%). As quedas mais representativas foram do tomate (-19,60%) e cebola (-9,36%).
O Índice de Custo de Vida da Udesc/Esag registra a variação dos preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias da Capital com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Os dados para o boletim mensal foram coletados entre os dias 1º e 31 de outubro.
Ouça a reportagem:
Continua depois da publicidade