O Plano Real, que completa 30 anos na próxima segunda-feira (1º), deu fim a hiperinflação que foi realidade brasileira por anos, e tentou ser revertida por diferentes planos, sem sucesso. A inflação chegou ao patamar de 2.477,15% em 1993, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Para comparação, em 2023 a inflação foi de 4,6%. Nos oito anos anteriores à implementação do projeto, foram quatro moedas diferentes no país e cinco planos que não foram efetivos em controlar a situação, durante os governos José Sarney e Fernando Collor de Melo. As informações são da Agência Senado.
Naquela época, era rotina comum do comércio a utilização constante das máquinas de etiquetar preços, já que os valores subiam a todo momento. Durante o Plano Real, implementado no governo de Itamar Franco, a tecnologia de leitura de código de barras em produtos passou a ser utilizada.
O dólar, por vezes, mudava em três ocasiões no mesmo dia: pela manhã, no horário do almoço e ao final do dia, no horário em que o comércio fechava. Estar fora do banco era suficiente para que o dinheiro desvalorizasse, e os comerciantes se viam obrigados a adaptar os valores da mercadoria conforme a moeda variava.
Continua depois da publicidade
Para evitar que o dinheiro perdesse tanto valor, os brasileiros precisaram buscar acompanhar as movimentações econômicas na TV e nos jornais, e colocar o dinheiro em investimentos, que nesse caso, não chegavam a gerar lucro. As cadernetas de poupança aparecem nesse contexto, em busca de que o dinheiro não “evaporasse”.
Conforme constam documentos do Arquivo do Senado, alguns senadores manifestaram otimismo em relação a implementação do Plano Real, enquanto outros afirmaram que a inflação voltaria a subir, após cair em um primeiro momento, se o plano fosse implementado.
As fases do Plano Real
Diante dos números alarmantes da inflação em 1993, o Ministério da Fazenda montou uma equipe que tinha como objetivo dar fim à hiperinflação e estabilizar a economia brasileira. Na primeira fase, que começou ainda naquele ano, o Plano Real buscou equilibrar as contas do governo com o lançamento do Programa de Ação Imediata (PAI), detalha documentos do Banco Central do Brasil.
Nesta etapa, foram revistos os orçamentos de todos os ministérios e dos repasses institucionais para estados e municípios, feitos ajustes nas estruturas dos bancos estaduais e federais, com a punição de eventuais irregularidades através da Lei do Colarinho Branco, e ainda houve aumento da receita com o combate à evasão fiscal e com a privatização de empresas públicas dos setores siderúrgicos e petroquímico.
Continua depois da publicidade
No início de 1994, foi aprovada a criação do Fundo Social de Emergência (FSE), que depois foi chamado de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF). Este fundo previa a desvinculação de algumas receitas do governo federal para atenuar a rigidez dos gastos da União.
Na segunda fase, a Unidade Real de Valor (URV), uma moeda virtual, passou a ser utilizada a partir de 1º de março de 1994 junto com o cruzeiro real. Ela não era usada como meio de pagamento, e sim para novos contratos no país. Os contratos já existentes podiam escolher pelo uso ou não da URV, o que foi apontado como um dos acertos do plano, já que interferia minimamente em contratos privados.
A paridade entre cruzeiro real e a URV era fixada diariamente, considerando o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) e o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-FIPE).
A URV também era usada pelo Banco Central para negociações com moedas estrangeiras. Além disso, as tablitas, as tabelas de conversão de preços utilizadas nos planos anteriores que congelaram preços, deixaram de ser utilizadas. Isso porque a URV passou a ser referência de unidade de valor estável.
Continua depois da publicidade
Na terceira fase, que teve início no dia 1º de julho, a URV foi transformada no real. Naquele dia, um real era igual a uma URV e CR$ 2.750. Além da nova moeda, medidas para que os preços fossem estabilizados foram adotadas, foi determinado um teto para a taxa de câmbio, e fixados limites máximos para o estoque de base monetária até março de 1995.
Ainda foi determinado um depósito compulsório de 100% sobre os depósitos à vista para bloquear a oferta de crédito, fazendo com que o Banco Central controlasse a expansão de empréstimos bancários para o setor privado.
No mês de junho de 1994, a inflação medida pelo IPCA foi de 47,43%. Em julho, o índice já havia caído para 6,84%.
Leia também
Leilão da Caixa tem imóveis em SC a partir de R$ 81 mil e descontos de até 40%