Uma infestação de escorpiões foi encontrada em uma área residencial de Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina, na última semana. Ao menos 15 escorpiões foram capturados, além de duas exúvias (as casquinhas resultantes da troca do esqueleto) encontradas pela equipe de Vigilância Epidemiológica do governo estadual.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os escorpiões encontrados são Tityus costatus. Eles são comuns no Sul do país, e têm cerca de sete centímetros de comprimento. São animais peçonhentos, ou seja, possuem veneno.

Segundo a prefeitura de Coronel Freitas, a análise inicial revelou uma infestação altíssima. A secretaria de Saúde emitiu alertas para que os moradores mantenham terrenos limpos e evitem o acúmulo de entulhos, que podem servir de abrigo para estes aracnídeos.

Qualquer avistamento deve ser comunicado imediatamente à Secretaria de Saúde pelo telefone (49) 3347-3440.

Continua depois da publicidade

Como prevenir o aparecimento de escorpiões

Os escorpiões se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo de pequenos vertebrados. Por isso, é importante manter a casa e arredores limpos, evitando o acúmulo de lixo e entulhos. É importante também vedar a soleira das portas, manter os ralos fechados, sempre verificar calçados e roupas antes de vesti-los e usar luvas para manipular entulhos ou cuidar do jardim.

Em casos de acidentes com escorpião, recomenda-se que o local da picada seja lavado com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve ser levada a um hospital ou posto de saúde.

*Com informações do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC).

Leia também

Os escorpiões mais perigosos do Brasil que são encontrados em SC

SC teve mais de 300 acidentes com escorpiões em 2023, aponta relatório