Os moradores de algumas regiões de São Francisco do Sul seguem convivendo com um problema um tanto incômodo: a infestação de borrachudos. Considerada uma questão de saúde pública na cidade, a situação com os borrachudos seguirá com um trabalho especial pela Prefeitura, que nesta terça-feira (13) renovou o contrato com a empresa que faz o controle dos insetos na região do Saí.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
— A infestação de borrachudo é considerada um problema de saúde pública e traz um grande desconforto aos moradores e turistas da região que tem no turismo rural e gastronômico a mais importante matriz econômica — diz o Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho.
A empresa Aracaju, especializada no controle de Silurídeos (borrachudos) ficará responsável por aplicar um larvicida biológico em cursos de água limpa dos mananciais, onde se desenvolvem as larvas do inseto. A aplicação será feita a cada 15 dias, mas considera também as condições climáticas e o ciclo de vida do insetos. Segundo a Prefeitura, os produtos utilizados não causam danos ao meio ambiente.
Ataque de deputado a Vera Magalhães é repudiado por políticos; Bolsonaro não se manifesta
Continua depois da publicidade
As ações da Prefeitura começaram após repetidas reclamações da comunidade. Em março de 2018, moradores do Distrito do Saí reinvindicaram uma reunião com uma equipe da Prefeitura para tratar da infestação de borrachudos, pois a situação estava insustentável.
— Quando o inseto pica não dói, contudo, logo na sequência aparece um ponto vermelho e começa uma grande irritação com dor, inchaço e muita coceira — relatou o gerente de Agricultura, Rogério Strege, na época.
Leia também
Corpo de motorista de aplicativo desaparecido é encontrado em Joinville
Credores lesados em cartório de Joinville podem recuperar dinheiro após 22 anos de espera
Por que prefeitura de Joinville não tem planos para novo ginásio