A premiação de Fernanda Torres no Globo de Ouro está repercutindo na imprensa internacional. Na manhã desta segunda-feira (6), jornais de várias partes do mundo destacam a vitória da brasileira como uma das maiores surpresas da cerimônia, que ocorreu na noite de domingo (5).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os jornais citaram a dificuldade de vencer a categoria, uma das mais importantes da noite. Fernanda, que é pouco conhecida em Hollywood, conseguiu superar grandes nomes do cinema: Angelina Jolie (pelo filme Maria), Nicole Kidman (por Babygirl), Tilda Swinton (por O Quarto ao Lado), Kate Winslet (por Lee) e Pamela Anderson (por The Last Showgirl).
Os jornais também exaltaram o discurso de Fernanda Torres como “honesto” e avaliaram como o Globo de Ouro pode influenciar na campanha dela por uma indicação ao Oscar.
VÍDEO: A reação de Fernanda Montenegro ao descobrir vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro
Continua depois da publicidade
O que diz a imprensa internacional
New York Times
O jornal New York Times disse que as vitórias de Fernanda Torres, de Demi Moore e Sebastian Stan foram inesperadas e “produziram alguns dos discursos mais sinceros da noite e tornaram as categorias do Oscar já competitivas ainda mais difíceis de prever”.
A crítica do jornal, Alissa Wilkinson, exaltou o filme de Walter Salles: “Estou surpresa, mas feliz em ver essa vitória. Ainda Estou Aqui foi um grande sucesso no Brasil, um filme biográfico com um ponto político genuíno a ser feito (e alvo de um boicote de extrema direita em seu país de origem). É também um dos muitos filmes sul-americanos recentes que entrelaçam temas de memória, tanto coletiva quanto individual”.
O crítico Kyle Buchanan pontuou que a vitória de Fernanda no Globo de Ouro impulsiona sua campanha para o Oscar. “Este é um grande impulso televisionado para Fernanda Torres, que não entrou na longa lista de melhor atriz do Bafta (premiação britânica). É uma categoria terrivelmente competitiva este ano, e Torres precisava desta vitória para permanecer na disputa”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Veja a lista completa de indicados ao Globo de Ouro 2025
Variety
A revista Variety destacou que a vitória de Torres “consolida o lugar dela na disputa por outros prêmios”. A publicação também afirma que “não era esperado que (Fernanda) prevalecesse contra todas essas celebridades e ícones” com as quais concorria .
“Ela se torna a primeira atriz brasileira a ganhar o prêmio de melhor atriz em um filme de drama. Sua vitória pareceu ser especialmente significativa porque sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada anteriormente na mesma categoria em 1999 por Central do Brasil, que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Montenegro, agora com 95 anos, aparece em Ainda Estou Aqui como a versão mais velha de Eunice”, diz a revista.
The Guardian
O jornal britânico The Guardian citou a vitória da Fernanda como uma das surpresas da noite. A crítica Catherine Shoard também avaliou como o Globo de Ouro pode impulsionar a indicação dela ao Oscar:
“Se a vitória de Moore foi um choque, a de Fernanda Torres foi uma verdadeira surpresa. A estrela de Ainda Estou Aqui venceu Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton – e Pamela Anderson – no prêmio, sugerindo que a contratação de cerca de 200 novos eleitores internacionais pelo Globes realmente rendeu dividendos. Torres pode ir mais longe? A Sony parece provável que coloque recursos renovados em sua campanha para a atriz (…). Esse tipo de detalhe pode ajudar os eleitores do Oscar a se sentirem ainda mais aquecidos em dar a Torres um novo impulso”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Globo de Ouro: Como funciona e quem vota no prêmio mais polêmico de Hollywood
Los Angeles Times
O Los Angeles Times noticiou que a vitória de Fernanda Torres foi “a única verdadeira” surpresa da noite. “A atriz brasileira derrotou estrelas de alto perfil Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.”
The Washington Post
O The Washington Post destacou que a brasileira foi uma surpresa. “Torres disse que não preparou um discurso — um refrão comum, mas que pode ter sido verdade, a julgar pelo choque puro em seu rosto”
O jornal também citou a dificuldade da categoria. “Havia vários nomes de destaque na disputa por melhor atriz em um drama, incluindo Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Mas Fernanda Torres superou todas elas”, escreveu a crítica Sonioa Rao.
VÍDEO: Selton Mello viraliza com reação à vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro
BBC News
Já a BBC News disse que o discurso da atriz “é uma mensagem de esperança transmitida com tato que Hollywood provavelmente acolherá bem”. O portal fez uma comparação com o prêmio de Demi Moore, também considerado inesperado, e disse que as vitórias delas, somadas aos seus discursos de vitória, as colocam “firmemente na disputa por indicações ao Oscar.
Continua depois da publicidade
“Torres, uma atriz veterana, mas dificilmente uma estrela de Hollywood, foi uma surpresa ainda maior, mas sua vitória é bem merecida. Sua performance feroz e discreta é o coração de Ainda Estou Aqui (…) O discurso de Torres incluiu uma dedicação comovente à sua própria mãe, Fernanda Montenegro. E Torres estava entre os poucos vencedores cujo discurso comentou, obliquamente, sobre o estado do mundo, vinculando a resiliência que sua personagem precisava hoje. É uma mensagem esperançosa transmitida com tato que Hollywood provavelmente acolherá”, escreveu a crítica de cinema Caryn James.
Clarín
O jornal argentino Clarín também mencionou a vitória de Fernanda. “A surpresa foi maior quando a brasileira Fernanda Torres ganhou o prêmio de melhor atriz em drama, por Ainda Estou Aqui (…) vencendo as favoritas Angelina Jolie e Nicole Kidman. Todos elas, como disse a apresentadora Viola Davis, são icônicas por si só”, escreveu o crítico Pablo O. Scholz.
Leia também
Ainda Estou Aqui perde o Globo de Ouro de melhor filme internacional