Helio Castroneves, da Penske, terá no próximo domingo a primeira das três batalhas finais pelo título inédito de campeão da IndyCar, no circuito misto de Sonoma, às 17h30 (de Brasília). O piloto brasileiro ocupa a terceira colocação na tabela, a 26 pontos do líder Will Power, seu companheiro na equipe Penske, e 21 do vice-líder Ryan Hunter-Reay, da Andretti.
Continua depois da publicidade
Além dos três, outros 12 pilotos ainda têm chances de chegar ao título da temporada. Mas, na prática, apenas Power, Hunter-Reay, Helinho e o neozelandês da Ganassi, Scott Dixon, que está a dois pontos do brasileiro, estão na briga efetiva pelo campeonato.
A disputa promete muito, até porque as três pistas restantes são completamente diferentes. Sonoma é um autódromo permanente, enquanto a etapa seguinte será nas ruas de Baltimore e a decisão acontecerá no oval longo de Fontana.
– Sonoma é um circuito misto permanente com algumas boas áreas de escape, trechos em aclive e declive, além de mesclar trechos de alta velocidade com cotovelos bem lentos – comentou Castroneves, em texto publicado no jornal Metro.
Dos quatro, o mais habituado às decisões na Indy é o bicampeão Dixon (2003 e 2008). Já os demais candidatos jamais levaram o caneco.
Continua depois da publicidade
– Vamos com tudo para a prova de Sonoma porque o campeonato continua superaberto e eu estou nessa batalha pelo título – cravou Helinho, que já venceu no circuito em 2008.
De fato, a briga entre os quatro está muito aberta, já que um piloto pode marcar de dez (26º colocado) a 53 pontos (caso seja o vencedor, largue na pole position e lidere o maior número de voltas de uma prova).
Os pilotos brasileiros não conquistam um título da Indy desde 2004, com Tony Kanaan. Antes dele, contando a IRL e a Champ Car, Emerson Fittipaldi (1989) e Gil de Ferran (2000 e 2001) venceram a categoria.
Os treinos livres e classificatórios acontecem a partir desta sexta-feira.
ETAPAS RESTANTES NA TEMPORADA-2012:
SONOMA
O autódromo é permanente, mas de velocidade média não muito alta e com poucos pontos de ultrapassagem. Tanto que o traçado foi alterado em algumas curvas para permitir mais brigas e trocas de posições entre os pilotos. Will Power, um dos pilotos que brigam pelo título, venceu nos últimos dois anos.
Continua depois da publicidade
BALTIMORE
Circuito de rua com retas longas, freadas fortíssimas e traçado estreitíssimo, o que dificulta as ultrapassagens e a ação dos pilotos durante a penúltima prova do ano.
FONTANA
Um oval longo com velocidades médias acima até de Indianápolis. Ultrapassagem não é problema, mas a resistência dos motores será decisiva.