Os empresários da indústria catarinense retomaram a confiança na economia brasileira após dois anos e meio, segundo revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial. Pela primeira vez desde janeiro de 2014, o índice ficou acima dos 50 pontos, que separa otimismo de pessimismo. A pesquisa é feita mensalmente pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Continua depois da publicidade

De julho para agosto de 2016, o índice passou de 46,9 pontos para 51,1. O número é calculado com os resultados de uma pesquisa de opinião com 207 empresários do terceiro setor sobre as condições econômicas e as perspectivas futuras. O primeiro revela uma melhora não satisfatória (44,8 pontos), enquanto o segundo mostra o otimismo com as expectativas para os próximos meses (54,3 pontos).

— O significativo aumento nos índices brasileiro e catarinense revela uma condição mais favorável para a retomada da economia nos próximos meses. A confiança é um poderoso estímulo para o crescimento — disse o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

O índice nacional também revela otimismo, com 51,4 pontos em agosto (aumento de 4,2 pontos desde o mês anterior). Conforme a tendência em Santa Catarina, nacionalmente os índices sobre as condições atuais estão abaixo de 50, enquanto aqueles sobre as perspectivas futuras estão todos acima.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre economia