A atividade econômica da China mostrou recuperação moderada em agosto, com a produção industrial e as vendas no varejo superando as expectativas. Por outro lado, o avanço nos investimentos em ativos fixos desacelerou para nível recorde no acumulado do ano.
Continua depois da publicidade
Dados oficiais publicados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês) mostram que a produção industrial chinesa subiu 6,1% na comparação anual de agosto, ganhando ligeira força em relação ao ganho de 6% de julho e surpreendendo positivamente analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam novo acréscimo de 6%. Em relação a julho, a produção industrial da China aumentou 0,52% no mês passado.
Já as vendas no varejo chinês tiveram expansão anual de 9% em agosto, maior do que a alta de 8,8% verificada em julho e além também da projeção de analistas, que esperavam novo aumento de 8,8%. No confronto mensal, as vendas avançaram 0,65% em agosto.
Os investimentos em ativos fixos de áreas não rurais, por sua vez, tiveram crescimento de 5,3% entre janeiro e agosto na comparação com igual período do ano passado. O resultado é o mais fraco desde 1992, quando esses dados passaram a ser disponibilizados, e ficou abaixo da previsão de analistas, que era de ganho de 5,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.
Continua depois da publicidade