A produção industrial de Santa Catarina acumulou um crescimento de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14). O Estado teve o terceiro maior crescimento entre os estados brasileiros e o dobro da média nacional, que foi de 3,2%.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na classificação, Santa Catarina ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte (10,6%) e do Ceará (8,3%), mas se destacou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%) e Minas Gerais (2,9%). Entre os 17 estados pesquisados, apenas o Espírito Santo (-0,8%) apresentou queda no período.

Indústria catarinense representa 27,5% do PIB do Estado

Entre os segmentos industriais, a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (16,1%), confecção de artigos de vestuário e acessórios (9,4%) e a fabricação de produtos de madeira (9,1%) se destacaram.

Continua depois da publicidade

— O setor industrial de Santa Catarina passa por um momento muito positivo. A produção está crescendo e os investimentos privados também. Além disso, tem a questão do emprego. A indústria gerou 43 mil vagas formais no ano passado e essas vagas são qualificadas, com salário elevado e possibilidade de evolução profissional — afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) apontam que a perspectiva de emprego na indústria está em 53,1 pontos na escala de 0 a 100, o que indica tendência por contratações. Quanto a utilização de capacidade instalada, o Estado apresenta o segundo maior percentual do ano (78%) com aumento de produção e queda na ociosidade.

— A nossa indústria é diversificada e produz com alto valor agregado. Isso estimula o crescimento do setor a nível nacional e também internacional. Por isso as exportações estão em alta, inclusive com forte participação desses segmentos que mais cresceram ao longo de 2024 — acrescentou Dreveck.

Leia mais

Produção industrial rende a SC o segundo melhor resultado do Brasil

Grande Florianópolis lidera número de vagas de emprego abertas em SC; confira por cidade

Os setores econômicos de SC que crescem mais do que o dobro da média nacional