O momento de inflexão e de grandes desafios enfrentados pela indústria da mídia em todo o mundo inspirou a palestra de encerramento do Encontro Nacional de Anunciantes – ENA 2013, nesta quarta-feira, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Quebrar paradigmas foi a reflexão proposta por Eduardo Sirotsky Melzer, presidente-executivo do Grupo RBS. Para garantir um modelo de negócio vencedor neste momento de transformação digital, as empresas precisam acelerar sua transformação para acompanhar o novo consumidor, avaliou.
– Onde tem resultado, não tem crise. A indústria da comunicação tem de mudar na velocidade do consumidor e mostrar resultados efetivos para seus anunciantes – afirmou Eduardo.
Reunindo grandes anunciantes, o evento organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) discutiu tendências de economia, comunicação e marketing sob a perspectiva do setor. Neste ano, temas como marcas nas redes sociais, organização das agências de propaganda, importância da boa relação entre cliente e agência e empresas e marcas centenárias foram debatidos.
Na visão estratégica do Grupo RBS, segundo Eduardo, é possível criar valor de forma diferenciada para anunciantes e consumidores. Para isso, é necessário seguir duas premissas: ter um olhar de fora para dentro da empresa, pensando com a cabeça do consumidor, e atuar sempre com foco no mercado.
Continua depois da publicidade
– Na RBS, já contemplamos TV, jornal, rádio e digital, mas investimos em iniciativas além das plataformas para aumentar o valor para o consumidor, para a comunidade e para o anunciante – acrescentou.
No encerramento do evento, o presidente do conselho de administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, recebeu o Libertae – Prêmio ABA de Contribuição à Propaganda. Com Cledorvino Belini, presidente da Fiat, e Luiz Lara, presidente da Lew/Lara TBWA, Nelson foi homenageado com a distinção concedida pela ABA a pessoas que tenham contribuído para a elevação da qualidade da comunicação brasileira e para defender seu atributo de maior valor, a liberdade.
– Nossas relações empresariais, entre veículos, agências e anunciantes, praticadas com independência e responsabilidade, são o que viabiliza a liberdade de expressão no país – afirmou Nelson, ao agradecer a homenagem.
Já foram destacados com o prêmio da ABA, entregue a cada dois anos, durante a realização do ENA, empresários e profissionais como Roberto Civita, Ruy Mesquita e Jayme Sirotsky
Continua depois da publicidade
Eduardo Sirotsky Melzer fez a palestra de encerramento em encontro de anunciantes
Foto: Carlos Della Rocca, Especial