A indústria de revestimento cerâmico Portobello, com sede em Tijucas, ultrapassou em 2013 a marca de R$ 1 bilhão de receita bruta. A informação faz parte do relatório financeiro consolidado da companhia, divulgado nesta quarta-feira.
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– 2013 e os últimos cinco anos foram muito positivos para a indústria da construção. E a Portobello soube aproveitar essa onda – afirmou o presidente da Portobello, Cesar Gomes Junior.
Em 2013, a receita líquida da companhia totalizou R$ 834 milhões, 18% acima dos R$ 706 milhões em 2012. O desempenho crescente foi influenciado pelo aumento do volume físico de vendas e pelo mix de venda de produtos mais nobres, cuja lucratividade por unidade vendida é maior. A ênfase, neste último semestre, está na participação dos produtos de porcelanato esmaltado de grandes formatos, que é resultado do investimento feito entre maio de 2012 e julho de 2013 no parque fabril atual.
A receita líquida do mercado interno representou 91% do total. O crescimento de 16% neste mercado foi consequência da resposta à demanda crescente por produtos mais inovadores, com design e soluções tecnológicas diferenciadas. Entre os canais Engenharia, Varejo multimarcas e Portobello Shop o crescimento foi similar.
Já no mercado externo o desempenho da Portobello foi 45% superior ao do exercício de 2012. O crescimento decorre da valorização do dólar frente ao real, cerca de 15% nos últimos 12 meses, e da sofisticação da combinação de produtos vendidos, semelhante ao do mercado interno.
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Investimentos e uma nova marca são apostas em 2014
Os investimentos em 2013 totalizaram R$ 100 milhões, destinados a projetos de crescimento com investimentos em ativos fixos, concentrados na implantação de uma linha completa de porcelanato de grandes formatos, com equipamentos totalmente automatizados de tecnologia italiana de última geração, com alta produtividade e baixo consumo energético concluída em julho de 2013 e que já vem apresentando importante participação no resultado da companhia.
A Portobello, neste período, também iniciou investimentos em novo modelo logístico para suprir os projetos de crescimento e com mesmo nível de qualidade nos serviços, com menor custo e investimento de capital a cadeia total. Para isso, a Companhia criará, em locais estratégicos, centros de distribuição, sendo que já conta com um no estado de Pernambuco.
Em novembro, foi lançada a pedra fundamental para construção da planta fabril em Alagoas. A unidade tem à disposição um milhão de m² de área para expansão e na primeira etapa das operações irá gerar 1.000 empregos (diretos e indiretos). Financiada pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A., a fábrica tem um orçamento de R$ 210 milhões que serão desembolsados até o inicio de 2015, quando sua produção deve ser iniciada. Estima-se que o Capex alcance R$ 149 milhões, e em 2015 a fábrica produza cerca de 16 mil m², seguida de uma receita bruta de aproximadamente R$ 211 milhões. O investimento visa atender o público do norte e nordeste brasileiro que atualmente corresponde a 25% do mercado cerâmico nacional. Com público e portfólio específicos a fábrica será o motor da nova marca – Pointer.
– A construção da nova fábrica em Alagoas viabilizará a entrada da companhia no segmento de produtos mais competitivos em custo e no mercado do Nordeste, através de uma nova marca chamada Pointer. Pretende-se atender todo o mercado regional, além de exportar para o mercado internacional, como os Estados Unidos e a Europa – ressalta o presidente da Portobello.
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A perspectiva é que nos próximos anos as vendas da Portobello sejam alavancadas pelos investimentos que estão em curso e pela maturação da nova marca – Pointer, além do ingrediente adicional, que é o processo de meritocracia, baseado em metas, avaliações e remuneração variável, que também vêm contribuindo significativamente para o seu crescimento.