A indústria do Brasil começou a se desenvolver na década de 1930 e teve um grande impulso nos anos 1950. Entenda o processo de industrialização brasileira e teste seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A industrialização do Brasil é considerada tardia em relação aos países desenvolvidos. Enquanto os países considerados desenvolvidos, como Inglaterra, França e Estados Unidos, por exemplo, iniciaram seu processo no período da Primeira Revolução Industrial, a industrialização brasileira iniciou-se entre o fim do século XIX e início do XX.

Até 1930 a economia brasileira era, basicamente, agroexportadora. Com a chegada de Getúlio Vargas à presidência, algumas mudanças foram promovidas. Um exemplo foi a implementação de indústrias de base, especificamente cimento e aço. 

Essas indústrias criaram o eixo industrial Rio de Janeiro – São Paulo e promoveram um enorme avanço para o setor industrial brasileiro.

Continua depois da publicidade

Já na segunda metade da década de 1950, Juscelino Kubitschek assume a presidência com o slogan 50 anos em 5. Além da construção de Brasília, ele promoveu a ampliação da produção brasileira no setor industrial. Também incentivou a indústria automobilística e a melhoria das vias de transporte com a abertura de novas rodovias. 

A abertura das indústrias automobilísticas ocorreu principalmente na região conhecida como ABCD Paulista. Dessa forma, a concentração de indústrias na região Sudeste aumentou ainda mais.

Confira uma lista de exercícios sobre o tema no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.

Leia também

Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009​​

Absolutismo: veja como os reis tornaram-se tão poderosos​

Sete passos para estruturar a Redação do Enem

Simulador das Notas de Corte do Sisu: calcule suas chances