A indígena Daniela Caxias, de 26 anos, morta por Covid-19 há uma semana, tinha medo de contrair a doença, mas ficou receosa de tomar a vacina enquanto estava grávida. Daniela morreu dias depois de dar à luz em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
As informações são do portal G1. A puérpera chegou a voltar à Aldeia Figueira, na Terra Indígena La Klãnõ, em Vitor Meireles, por medo de se contaminar. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) confirmou nesta sexta-feira (20) que a jovem morava em área urbana no início da gestação, em novembro de 2020, e em março de 2021 passou a residir na aldeia.
O órgão informou ainda que Daniela recusou por quatro oportunidades a oferta da vacina contra o vírus durante as consultas de pré-natal. A prima da jovem, Ruth Cox, confirma que ela não havia tomado nenhuma dose de qualquer imunizante.
Segundo a familiar, a jovem tinha receio de realizar a vacinação durante a gravidez. Daniela não possuía comorbidades. A prima conta que os filhos da vítima estão sob cuidados dos avós maternos na aldeia. Daniela Caxias sofreu três paradas cardíacas enquanto estava internada com a doença em 12 de agosto em Ibirama, no Vale do Itajaí.
— Era muito querida, não fazia exceção de pessoas pra fazer amizade — lamenta a prima.
Continua depois da publicidade
Vacinação em indígenas
De acordo com o levantamento da Sesai, a aldeia Figueira possui 205 pessoas, sendo 131 acima de 18 anos. Até sexta-feira (20), 120 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 110 estão totalmente imunizadas. O Distrito aponta 11 recusas.
Vacinação em grávidas
O Ministério da Saúde orienta que gestantes e puérperas tomem a vacina contra a Covid-19. A pasta também instituiu que os imunizantes aplicados em gestantes devem ser o da Pfizer e a CoronaVac, que não possuem vetor viral.
Já as da AstraZeneca e Janssen ficam excluídas da vacinação de gestantes e puérperas justamente por usarem o vetor viral. O ministério também ressaltou que não devem ser combinadas doses de diferentes vacinas na imunização.
Leia também
Veja quem deve tomar a terceira dose da vacina contra Covid na opinião de especialistas
Continua depois da publicidade
Verba de combate à pandemia foi usada para cestas de natal, pontes e café em SC
Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?