O consumidor continuou a mostrar humor positivo no último mês do ano, mas com menor entusiasmo. É o que revelou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que subiu 0,5% em dezembro, após avançar 3,3% em novembro.

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Calculado dentro de escala até 200 pontos (quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), o ICC acelerou de 119 pontos em novembro para 119,6 pontos em dezembro. Este mês, houve combinação de maior satisfação com o presente e de expectativas estáveis em relação aos meses seguintes.

Nos dois sub-índices componentes do ICC, o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,0% este mês, contra alta de 5,2% em novembro ao passar de 139,3 para 140,7 pontos, maior nível desde julho passado (144,6 pontos). Já o Índice de Expectativas variou 0,3% em dezembro após subir 2% em novembro mantendo-se acima da média histórica pelo segundo mês consecutivo, ao passar de 108,3 para 108,6 pontos.