O índice geral de abstenção no vestibular da da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que ocorreu no final de semana, chegou a 24,4%. Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), dos 18 mil candidatos inscritos, 4.428 mil não compareceram.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
— Nos últimos anos a nossa abstenção varia entre 20% e 23%. As pessoas têm medo da pandemia, e teve quem não se vacinou nem quis fazer a testagem — disse a presidente da Coperve, Maria José Baldessar.
O concurso foi o primeiro com provas presenciais durante a pandemia, após três edições feitas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares anteriores da UFSC. As provas aconteceram em mais de 20 cidades.
Sobre o vestibular
O tema da redação no vestibular da UFSC foi “A relação entre o agronegócio e o meio ambiente no desenvolvimento econômico no Brasil”.
Continua depois da publicidade
No sábado, os alunos responderam questões de Línguas, Matemática e Biologia. No domingo, os candidatos respondem às provas de Ciências Humanas e Sociais, Física, Química e Redação.
O gabartio preliminar já está disponível no site do concurso.
Já está disponível a possibilidade para a apresentação de recursos ao conteúdo das provas e ao gabarito das provas objetivas e da Redação. O prazo para apresentação dos recursos vai até as 18h desta segunda-feira (31).
Por meio do vestibular, a UFSC disponibiliza 4.521 vagas em 98 cursos de graduação, distribuídas em cinco campi da Universidade: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
Por conta da pandemia do coronavírus, o vestibular da UFSC 2022 foi feito em dois dias, no sábado (29) e domingo (30), diferentemente de outros anos, onde o processo seletivo durava três dias. Nesta edição, a organização retirou as questões discursivas do processo.
Continua depois da publicidade
*Com informações de G1/SC