Os índices de violência despencaram em Santa Catarina desde o início da quarentena pelo coronavírus. Em 25 dias, os furtos e roubos tiveram queda de 43,5% em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Continua depois da publicidade

Até o dia 18 de março, quando foi decretada situação de emergência pelo governo do Estado, o número de ocorrências relacionadas a crimes contra o patrimônio seguia numa média de 300 por dia. Com a proibição de aglomerações e o fechamento da maioria dos serviços, a média diária de registros passou para 175.

reprodução
Dados da SSP (Foto: Reprodução/SSP)

Essa queda também acompanhou outros indicadores analisados pela SSP, como é o caso dos números de violência doméstica e de gênero, que baixaram de 215 para 132 por dia, em média, o que representa 38,6% de redução. Na primeira semana da quarentena, as estatísticas despencaram ainda mais, chegando a 65%.

Na época, a coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescentes à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), delegada Patrícia Zimmermann D'Avila alertou que o confinamento entre as pessoas pode piorar a situação e, por isso, o número foi avaliado com cautela pelas autoridades, que expandiram os canais de atendimento às mulheres.

Canais para atendimento às mulheres⠀

Sabendo as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, especialmente durante período de isolamento social, em que a vítima é obrigada a conviver com o agressor, muitas vezes, a Polícia Civil de Santa Catarina ampliou os canais de alerta e proteção na rede de atendimento para essas pessoas, incluindo a disponibilização de um número no WhatsApp.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, todas as notícias sobre o coronavírus

Como pedir ajuda
Como pedir ajuda (Foto: Arte DC)

Dessa forma, as vítimas não precisam dirigir-se até uma delegacia para prestar queixa contra o malfeitor. Além do 190, número emergencial da Polícia Militar, a vítima ou qualquer pessoa que tenha notado a violência pode acessar o site da Polícia Civil neste link e informar o fato na delegacia virtual, ligar para o canal de denúncias sugerido pela delegada –181-, acionar o disque 100 ou mandar uma mensagem através do WhatsApp para o número (48) 98844-0011.

A Polícia Militar de Santa Catarina também atende, por meio do Rede Catarina, mulheres vítimas de violência. Ligando para o 190 ou com o aplicativo PMSC Cidadão, além do botão de pânico, para chamada de ocorrências, o aplicativo tem um botão exclusivo de proteção às mulheres.