A seis dias do fim do prazo para as convenções que definem os candidatos para as eleições municipais deste ano, algumas interrogações ainda cercam o campo de disputa em Blumenau. Uma delas, que envolve a posição do PMDB, começou a ser respondida na tarde desta sexta-feira. Em comunicado enviado à imprensa, a Executiva estadual do partido confirmou que no município a definição foi apoiar a candidatura do atual prefeito Napoleão Bernardes (PSDB).
Continua depois da publicidade
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Mauro Mariani, confirmou a decisão, que segundo ele foi tomada esta semana em conjunto com a comissão provisória do partido no município. O PMDB não terá participação na majoritária, que já teve a dupla Napoleão e Mário Hildebrandt (PSB) anunciada, mas pretende priorizar a reconstrução do partido a partir do fortalecimento da nominata de vereadores.
– Não houve tempo para uma construção que desse solidez a uma candidatura (a prefeito) neste momento, então seria impor uma situação muito difícil. Foi uma decisão madura e serena – resumiu.
Apesar das confirmações, o presidente do PMDB em Blumenau, Ericsson Luef, afirmou que até a tarde desta sexta ainda não havia sido informado sobre a definição estadual e que por isso mantinha a orientação de candidatura própria. A convenção dos peemedebistas na cidade ocorre no dia 5. Além de PMDB, PTB e PPS também podem embarcar na já ampla coligação governista.
As outras respostas sobre as candidaturas em Blumenau vão surgir ao longo da próxima semana, quando estão agendadas as convenções. Uma lacuna a ser preenchida é o candidato a vice de Jean Kuhlmann (PSD). Nesta sexta-feira, o partido chegou a promover um encontro em que oficializou o convite para Alexandre José (PRB) ocupar o cargo, mas o comunicador disse que precisaria avaliar a proposta com o partido. A resposta deve vir na tarde de domingo, quando ambos os partidos fazem convenção no Grêmio Esportivo Olímpico.
Continua depois da publicidade
Nos bastidores, a hipótese é de que o apoio do PMDB aos tucanos teria retardado a definição de apoio entre PRB e PSD. Outros três partidos também mantêm orientação de candidaturas próprias a prefeito a serem confirmadas nas convenções: PT, com Valmor Schiochet, PCdoB, com Arnaldo Zimmermann, e PDT, com Ivan Naatz.
CONVENÇÕES
31 de julho
PRB
16h, Grêmio Esportivo Olímpico
Encaminha o nome do comunicador Alexandre José como candidato a prefeito ou então como vice na chapa de Jean Kuhlmann (PSD)
PSD
16h, Grêmio Esportivo Olímpico
Confirma a candidatura a prefeito do deputado estadual Jean Kuhlmann. O vice deve ser o comunicador Alexandre José.
3 de agosto
PCdoB
17h30min, auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Rua Professor Luiz Schwart, 81, Velha)
Continua depois da publicidade
Confirma a candidatura a prefeito do jornalista e professor universitário Arnaldo Zimmermann. O nome do vice ainda é incerto.
PDT
19h, Hotel Steinhausen (Rua Minas Gerais, 57, Centro)
Confirma a candidatura a prefeito do vereador Ivan Naatz. O vice deve ser o médico Amauri Cadore (PDT), mas ainda não está confirmado.
4 de agosto
PSDB
18h30min, Sociedade Cultural de 25 de Julho
Confirma a candidatura à reeleição do prefeito Napoleão Bernardes. O vice será o vereador Mário Hildebrandt (PSB).
PSB
19h, Sociedade Cultural 25 de Julho
Confirma o nome do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt, como candidato a vice na chapa de Napoleão Bernardes (PSDB)
Continua depois da publicidade
5 de agosto
PT
14h, residência situada na Avenida Brasil, 746, Ponta Aguda
Confirma o nome do professor Valmor Schiochet como candidato a prefeito. O vice ainda é incerto.
PMDB
19h, Grêmio Esportivo Olímpico
Deve confirmar apoio à candidatura de Napoleão Bernardes (PSDB) orientado pela Executiva estadual.