Indaial fará uma ação especial neste sábado (4) para vacinar a população contra a dengue. De acordo com a prefeitura, a cidade recebeu 500 doses que devem ser disponibilizadas, inicialmente, para crianças de 10 a 14 anos de idade. Essa será a primeira ação do município para proteger as pessoas da doença. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a próxima aplicação do imunizante na cidade.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Neste primeiro momento, a vacinação ocorre das 7h30min ao meio-dia, no Centro de Convivência de Indaial. O espaço fica nos fundos do Sais, localizado na Rua Leoberto Leal, bairro Tapajós. Ao chegar no local, os responsáveis devem apresentar carteirinha de vacinação dos filhos, cartão do SUS e documento de identificação pessoal.
Ainda segundo a prefeitura, a ação prioriza crianças e adolescentes conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde. Quem já teve a doença, deve aguardar seis meses para receber a vacina contra a dengue. Além disso, para quem for vacinado contra a influenza, é recomendado um intervalo de 24 horas entre as doses da gripe e da dengue.
O município faz um apelo para que os pais vacinem os filhos neste sábado, já que, por conta da pequena remessa recebida, ainda não há previsão de quando o imunizante será aplicado novamente na população. Outras ações serão organizadas posteriormente e informadas à comunidade.
Continua depois da publicidade
Recomendações para quem for receber a vacina
- Vacinas com vírus inativos, como o da gripe, podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue;
- Vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue;
- Em casos de infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar 6 meses para o início do esquema com a vacina dengue (atenuada).
Contraindicações
A vacina dengue não deve ser administrada nas seguintes situações:
- Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
- Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas;
- Indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.
*Sob supervisão de Talita Catie
Leia também
Blumenau começa a vacinar contra a dengue na segunda-feira; veja quem tem direito
Ônibus entre Blumenau e Gaspar mudam de mãos, e tradicional Verde Vale é trocada