Motoristas de Indaial e região terão de se adaptar a mudanças no trânsito. Até o dia 15, as principais vias da cidade começam a receber 22 lombadas eletrônicas e 20 radares fixos. O limite de velocidade será 50 Km/h. A previsão é que a implantação dos equipamentos seja concluída em 30 dias, a partir da data de início. Em cada um dos 21 pontos escolhidos para receber os controladores de velocidade, haverá dois equipamentos, um em cada sentido da via, que levarão em média dois dias para ser instalados.

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A instalação começa pela Avenida Manoel Simão. Também receberão lombadas e radares as ruas Dr. Blumenau (Estrada Velha), Marechal Deodoro da Fonseca, Minas Gerais, Marechal Floriano Peixoto, Três Corações e as avenidas Maria Simão e Carlos Schroeder.

Com 54,8 mil moradores e uma frota de 35,9 mil veículos, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial (Demuttin), Jaime da Silva, explica que a decisão de instalar os aparelhos em Indaial está relacionada ao aumento do número de acidentes após o asfaltamento das vias. A ideia é reduzir a velocidade, mesmo que isso gere filas:

– Na Rua Dr. Blumenau (Estrada Velha), serão colocados três pontos de lombada eletrônica e cinco pontos com radares fixos. Após o asfaltamento, o número de veículos na via aumentou 30%. Com os congestionamentos da BR-470, os motoristas usam a Estrada Velha para fugir das filas. Quando a rodovia for duplicada, o movimento também vai aumentar.

Os pontos de instalação foram definidos com base nas estatísticas de acidentes e no número de veículos que passam por hora em cada via.

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Objetivo é dar mais segurança aos moradores

Proprietário de um mercado na via de acesso a Blumenau, Cledson Schroeder acredita que a lombada eletrônica vai solucionar o problema de excesso de velocidade:

– Por milagre não ocorrem mais acidentes com mortes nesta rua. Perto do meio-dia e no fim da tarde é uma loucura. Já haviam colocado uma placa de lombada física há algum tempo, mas retiraram.

Para o diretor do Demuttin, a instalação dos redutores é importante para garantir a segurança de moradores, pedestres e alunos. Segundo ele, quando as ruas eram de barro ou paralelepípedo, os motoristas não ultrapassavam a velocidade permitida.

Próximo a um dos pontos onde serão instalados equipamentos, a comerciária Irene Lucini, que está há 20 anos na Rua Marechal Floriano Peixoto, tem a certeza de que a instalação será positiva para todos.

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– Mesmo que o trânsito flua mais devagar, é melhor congestionamento do que acidente. Aqui é uma pista de corrida, sempre teve muito acidentes, mesmo quando era de paralelepípedo. Já vi carro derrubar poste e até entrar aqui do lado da minha loja – conta.

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