Indaial retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes — inclusive em locais fechados — a partir desta segunda-feira (7). A única exceção é para pessoas com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19. O decreto foi publicado neste domingo (6).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

Para justificar a decisão, o prefeito André Moser (PSDB), afirmou através das redes sociais que a maior parte da população da cidade já está vacinada contra a Covid-19. Ele ressaltou que a campanha de vacinação continua “a todo vapor” nos postos de saúde (assista abaixo).

De acordo com a prefeitura, há queda nos registros de atendimentos de pessoas com sintomas da doença, e não há pacientes internados no Hospital Beatriz Ramos para tratar a Covid-19 que tenham dado entrada no mês de março. Segundo o governo do Estado, Indaial tem 55 casos ativos de Covid-19.

Até a última quarta-feira (3), 44.867 pessoas haviam recebido a segunda dose do imunizante. Três pessoas estavam internadas na cidade pela doença, segundo a prefeitura — todos, porém, hospitalizados antes do início deste mês.

Continua depois da publicidade

Indaial não foi a primeira cidade do Vale a tomar a medida. Na última sexta-feira (4), Rio do Sul anunciou que não é mais obrigatório usar a proteção, e que cada pessoa deve decidir se usa ou não — até mesmo em locais fechados.

A exceção é para pontos com atendimentos de saúde, como postos, hospitais, unidades de pronto socorro, centro de triagem para Covid-19, laboratórios e farmácias, e para quem estiver contaminado com o vírus ou em suspeita de contaminação, que deve manter o uso da proteção.

Máscaras em Blumenau

Na manhã desta segunda, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), usou as redes sociais para se posicionar sobre o assunto. Ele disse que tem sofrido cobranças da população nos últimos dias para que libere a máscara também em Blumenau, mas negou que tomará essa atitude.

Ele ressaltou que existe um decreto estadual e uma lei federal que ainda obrigam o uso da proteção em locais fechados e que, como prefeito, não tem autoridade para ignorar os decretos:

Continua depois da publicidade

“Nesse momento o decreto do Estado em vigência não permite a liberação do uso de máscaras. Prefeito nenhum tem poder para fazê-lo!”, escreveu.

Flexibilização

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, publicou no sábado (5), um vídeo em que afirma que as máscaras devem deixar de ser obrigatórias no Estado para virarem apenas uma “recomendação” do governo.

— A secretaria de Estado da Saúde e o governo se preparam que as recomendações de saúde sejam orientações sem obrigatoriedade por parte de decreto ou algum tipo de regramento — falou no vídeo.

Veja o vídeo

* Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Jovem morto em acidente doméstico em Timbó é sepultado: “Cuida da gente aí de cima”

Continua depois da publicidade

Nova praça em Blumenau pode ter “cinema” ao ar livre

Projeto para monitorar enchentes em Blumenau emperra na burocracia

Vídeo mostra família de nove capivaras passeando pelo Centro de Itajaí