Quatro moradores de Forquilhinha, no Sul do Estado, conseguiram na Justiça o direito a indenização por causa do mau cheiro após a instalação de uma estação de tratamento de esgoto perto da casa deles. Eles já tinham conseguido uma decisão favorável em primeiro grau, mas a empresa recorreu. Porém, agora, a 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de SC reiterou que o pagamento deve ser feito.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O processo começou em 2014, há quase uma década. Uma perícia chegou a ser realizada e demonstrou que havia carga orgânica acima do limite permitido, com lançamento no efluente tratado na estação, sustenta o processo. Na época, o biofiltro usado para reter odores não se mostrou eficiente e acabava por potencializar as emissões. De acordo com a avaliação, o cheiro podia ser sentido a mais de 5 km.

“O impacto dos odores na vida dos moradores se mostra verdadeiro. Isso, de certa forma, indica uma privação dos cidadãos do entorno a terem um ar desprovido de contaminação”, diz o acórdão, que manteve a sentença do juízo de origem. Com a decisão, cada morador deve receber R$ 5 mil.

A Casan não informou se irá recorrer da sentença.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Ladrão de fios da Arena Condá recebe pena de três anos e vai continuar na cadeia em Chapecó

Preso por plantar supermaconha em SC diz que estudou bastante sobre cultivo da droga