A companhia chinesa Sinotruk avança mais um passo rumo à construção da sua primeira fábrica de caminhões no Brasil. A homologação da empresa junto ao Inovar-Auto, programa do governo brasileiro que estimula o investimento na indústria automobilística nacional, será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), garantindo a isenção da sobretaxa de 30% do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre veículos importados e permitindo os financiamentos.

Continua depois da publicidade

Com a publicação da portaria assinada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos, a Sinotruk fica no aguardo apenas da última licença ambiental para finalmente iniciar as obras em Lages.

A publicação da portaria no DOU desta quinta foi confirmada pela assessoria direta do ministro. Também nesta quinta, dirigentes e engenheiros da Sinotruk participarão em Florianópolis de uma reunião com o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa.

No encontro serão discutidos os detalhes do projeto de engenharia da fábrica, que já está encaminhado, assim como os projetos da linha de montagem dos caminhões e de terraplanagem do local que sediará a fábrica, às margens da BR-282, na localidade de Índios, a 15 quilômetros do centro de Lages.

O empreendimento também já conta com a Licença Ambiental Prévia (LAP) emitida pela Fundação do Meio Ambiente de SC (Fatma). A expectativa agora é pela liberação da Licença Ambiental de Instalação (LAI), também de responsabilidade da Fatma.

Continua depois da publicidade

O presidente da SCPar comenta que é analisada a liberação da LAI em etapas a fim de agilizar os trabalhos, já que a partir da publicação da portaria ministerial no Diário Oficial a Sinotruk tem prazo máximo de dois anos para iniciar a produção de caminhões, sob pena de perder todos os incentivos governamentais que acaba de conquistar.

A primeira etapa da LAI, esperada para até 30 dias, permitiria o início da terraplanagem, com duração estimada em seis meses, e a segunda etapa autorizaria o início efetivo da construção da fábrica.

SINOTRUK EM LAGES

* Investimentos: R$ 300 milhões (iniciais) e R$ 1 bilhão (a médio prazo)

* Localização: Distrito de Índios, às margens da BR-282 e a 15 quilômetros do Centro de Lages

* Empregos: 1,1 mil (diretos e indiretos), dos quais, 98% brasileiros, preferencialmente da Serra Catarinense

* Produção: cinco mil caminhões no primeiro ano e oito mil nos anos seguintes para atender a toda a América do Sul

Continua depois da publicidade

* Modelos: em Lages será fabricada a família do modelo A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão, nas opções de tração 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4 e 8 x 4

* Histórico: os primeiros veículos da Sinotruk chegaram ao Brasil no fim de 2008 para testes e adaptações, e as vendas iniciaram em abril de 2010. Desde então, foram comercializadas duas mil unidades. Atualmente, a companhia tem aproximadamente 30 concessionárias no país.