Entre mulheres de diferentes idades, bolsas, infinitas cores de esmaltes e cabelos sendo tingidos, alguns homens começam a aparecer, ainda tímidos, sentados em cadeiras e sofás de salões de beleza. Eles não aguardam mais as mulheres, mas sim, o próprio atendimento.

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No início eles até eram levados por elas, mas com a conquista do espaço e o aumento da oferta de produtos exclusivos para atender as necessidades da beleza masculina, hoje eles criaram o hábito de ir ao local por conta própria.

Um destes homens, cada vez menos raros, que não se envergonha em assumir a preocupação com a beleza, é o representante comercial João Paulo Zunino Pereira, 23 anos. Há aproximadamente três anos, ele depila peito e axilas com a ajuda de uma profissional.

O começo das sessões foi um incentivo das irmãs. Ele, que sempre teve receio de cera quente, resolveu experimentar. Depois disto, não parou mais. Mensalmente ele vai até o Centro de Depilação Iolanda, na Vila Nova, em Blumenau. Até indicou aos amigos que, depois de certa resistência, acabaram cedendo e, hoje, também aderiram ao ritual de beleza.

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Barba, cabelo e tonalizante

Um bom exemplo da conquista do espaço masculino no salão de beleza é o do pai de família Fabiano Ferreira, 36 anos. No ano passado, ele tonalizou o cabelo pela primeira vez no Salão de Beleza Point da Beleza. A principal influenciadora foi a mulher, Alexandra Cibele Volles Ferreira, 32 anos, que não estava gostando nada nada dos fios brancos que começaram a aparecer. Brincando, ele explica que os cabelos brancos o deixavam “cada vez mais charmoso”.

– Fizemos várias tentativas em casa, mas os produtos são fortes, mancham e demoram para agir. Como minha esposa já era cliente do salão, resolvi arriscar. A primeira vez foi meio constrangedor, pois o local sempre está cheio de mulheres, mas como é um processo rápido, foi tranquilo.

O resultado da primeira totalização fez tanta diferença que, no primeiro dia de trabalho após a ida ao salão, Fabiano teve que escutar algumas brincadeiras dos colegas, já acostumados com os cabelos grisalhos do analista de treinamento técnico:

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– Primeiro eles estranharam e, depois, começaram a me perguntar em tom de brincadeira se eu tinha passado Butterfly ou Grecin 2000 – sorri ao contar.

A cabeleireira Roseleni Ribeiro de Freitas Bormanieri, que há 15 anos trabalha na área, explica que, nos últimos anos, as marcas de produtos de beleza estão mais preocupadas com os homens. No ano passado, por exemplo, foi lançada uma linha de totalizantes que podem ser aplicados logo após o corte, voltada justamente à conquista deste novo público.

– Como os homens não gostam de perder tempo no salão de beleza, este produto é ótimo. Leva apenas cinco minutos e a cor dura entre 30 e 35 dias. O resultado fica supernatural, pois não tonaliza todo o cabelo, apenas disfarça os fios mais brancos.

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