Um incêndio em um depósito de lenha a céu aberto mobilizou bombeiros da região de São João do Oeste, no Extremo Oeste, entre a tarde deste sábado e manhã de domingo (dias 21 e 22). Foram mais de 12 horas de combate às chamas, às margens da SC-163, que teve o trânsito interrompido durante os trabalhos. Foi possível evitar que o fogo atingisse casas próximas à vegetação. Apenas uma foi parcialmente afetada, já que uma porta de vidro e objetos de plástico foram danificados pelo calor. 

Continua depois da publicidade

O acionamento ocorreu por volta das 17h. Socorristas de Itapiranga foram até a Linha Beato Roque, no interior de São João do Oeste. Com agravidade da situação, reforços de Iporã do Oeste foram solicitados. Cerca de nove bombeiros ficaram até pouco antes das 7h deste domingo combatendo o incêndio, priorizando a proteção dos imóveis e depois o rescaldo. No total, 25 bombeiros, entre militares, civis e municipais atuaram na ação. 

Porta de vidro estourou com o calor
Porta de vidro de casa estourou com o calor (Foto: Corpo de Bombeiros Militar, Divulgação)

Mais de 4 mil metros cúbicos de lenha foram destruídos. O proprietário não tinha seguro. A prefeitura e empresas disponibilizaram caminhões de água para auxiliar. Populares e voluntários também se mobilizaram. Mais de 420 mil litros de água foram necessários. 

Conforme relato de moradores, a suspeita é que um foguete tenha causado o incêndio. A rodovia permaneceu interditada durante todo o atendimento e uma família ficou na casa de amigos por segurança. 

Continua depois da publicidade