Um incêndio em uma chave de uma linha de transmissão pode ter causado o apagão que deixou os nove Estados do Nordeste e parte do Norte sem luz na madrugada desta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
A falha teria ocorrido entre as subestações de Colinas (Tocantins) e Imperatriz (Maranhão), na interligação dos sistemas do Norte e Nordeste com Sul e Sudeste, disse o diretor do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, em entrevista ao Bom Dia Brasil.
Uma reunião foi marcada para as 11h e irá analisar as causas da falta de energia. Um encontro de técnicos, às 14h, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema.
Pelos dados preliminares do ONS, os relatos iniciais indicam que a falta de energia começou pouco depois da meia-noite (horário de verão) e estendeu-se por cerca de duas horas. Em seguida, a energia elétrica retornou na maioria das áreas.
O Operador Nacional do Sistema investiga a extensão da falta de energia no Distrito Federal e no Tocantins, pois há relatos que a maior parte da capital do Estado, Palmas, e cidades nos arredores ficaram sem luz durante a madrugada.
Continua depois da publicidade
Em Pernambuco, onde não há horário de verão, a falta de luz obrigou hospitais a funcionarem com gerador próprio e foram registrados transtornos no trânsito da capital, Recife.
Conforme relato do repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal, à Rádio Gaúcha, a cidade amanheceu ainda com semáforos apagados. A energia só teria retornado por volta das 4h (5h no horário de verão).