O Corpo de Bombeiros segue tentando combater o incêndio florestal que atinge o Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. A área de proteção ambiental no Norte da Ilha tem focos de incêndio desde quarta-feira (11) e fatores como o tempo seco e a dificuldade de combate ao fogo no local atrapalham a ação dos bombeiros.
Continua depois da publicidade
Neste sábado (14) as chamas seguiram em direção à Lagoa da Conceição e a fumaça se espalhou, atingindo inclusive bairros como o Itacorubi, onde moradores sentiram o cheiro forte e viram a fumaça cobrir os morros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, outro fator que dificulta o trabalho é que o terreno é de turfa – um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. Esse material costuma emanar gás metano, que é inflamável, e pode provocar incêndios espontâneos.
As causas da queimada que já dura quatro dias, porém, ainda serão investigadas pelos bombeiros. A operação é considerada "complexa" pelos bombeiros, que acreditam que o fogo será totalmente contido somente quando chover na cidade.

Continua depois da publicidade