Um incêndio no Morro Araçatuba, no Paraná, que teria começado por volta das 11 horas de domingo, só foi controlado por volta das 21 horas do mesmo dia.

Continua depois da publicidade

A Polícia Rodoviária Federal e a concessionária Autopista Litoral Sul informaram que o Corpo de Bombeiros de Guaratuba foi acionado para a ocorrência.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Com a demora no atendimento do Corpo de Bombeiros, que teria chegado por volta das 17 horas, um grupo tentou apagar o fogo com galhos de arbustos.

Continua depois da publicidade

– Os bombeiros foram avisados ao meio-dia por um grupo. Eu liguei às 14h30, que foi no momento que cheguei da parte de trás da montanha e vi o fogo. O helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou a área às 16h50 e voltou e desceu às 17h30. Achei muito demorado o tempo de resposta dos bombeiros. Nesse momento nós já havíamos controlado o fogo na parte da frente da montanha – disse o montanhista Kelvin Lago.

O Corpo de Bombeiros informou que teve o apoio da aeronave de asa fixa do Grupamento de Bombeiros e do Grupo de Operações de Socorro Tático, que fez o levantamento das áreas queimadas e possibilitou o dimensionamento dos recursos humanos e materiais necessários. As guarnições foram até o local munidas de materiais para o combate e permaneceram até por volta das 21 horas, tendo que ir embora devido ao risco das operações de combate a incêndio noturno em terreno de montanha.

Foto: BPMOA / GOST / 6º GB

– O incêndio causou danos irreparáveis do ponto de vista ambiental, principalmente, ao aspecto recreativo, uma vez que alterou as características da ecologia do local, que é frequentado por muitos praticantes de montanhismo, ecoturismo, turismo e esportes de aventura. Além dos danos ao aspecto recreativo, também é de ser considerado o dano ao aspecto protetor da floresta, uma vez que, ao ficar exposto às intempéries por conta da desconstituição da camada protetora de floresta, o solo sofrerá os efeitos da erosão e de possíveis deslizamentos até a regeneração da floresta, que nesse tipo de ecossistema, levará um longo período de tempo – disse em nota, o Corpo de Bombeiros do Paraná.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira foi feito um novo sobrevoo para verificação das áreas queimadas e possíveis focos que pudessem ter persistido no período da noite. Foi constatado que não haviam mais focos, estando o incêndio todo extinto.

A página do Clube Paranaense de Montanhismo publicou vídeo e fotos do ocorrido: