O incêndio de grande proporções que atinge o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro na altura de Palhoça, na Grande Florianópolis, desde a manhã deste sábado (1º) exigirá o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mesmo ao longo da madrugada deste domingo (2). Brigadistas ficarão dispostos para apagar os eventuais focos de fogo já combatidos que retornarem.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
Na noite deste sábado, apenas parte da equipe de bombeiros foi desmobilizada, já que o fogo se mantém, alastrado pelas fortes rajadas de vento que alcançam a região. O CBMSC comunicou, em último boletim, que a ventania ao menos diminuiu um pouco e que o incêndio segue longe das residências.
O forte vento sul sobre a vegetação, que cerca a Enseada de Brito, em Palhoça, é causado por um ciclone extratropical que avança no Sul do país e atrapalhou até a própria identificação do tamanho da área já atingida pelo fogo, missão que cabe à Polícia Militar Ambiental (PMA).
A corporação informou, ao NSC Total, não ter conseguido subir um drone para realizar o mapeamento, o que espera poder fazer na manhã deste domingo, caso a ventania dê maior trégua.
Continua depois da publicidade
Ao longo do sábado, o CBMSC chegou a ter 11 viaturas empenhadas no combate ao fogo, entre as quais havia quatro caminhões e um auto tanque. Além de bombeiros de Palhoça, foram convocados brigadistas da equipe de Força-Tarefa 10, especializada em eventos extremos, do batalhão de São José.
Ao todo, eram 33 bombeiros no auge da operação, entre militares e voluntários. O grupo também contou com apoio da aeronave Arcanjo 01 para mapear o tamanho dos estragos.
Apesar de atingir apenas a vegetação, o fogo causa transtornos também aos moradores na região, devido à fumaça que se espalha pelo local. A rodovia Evádio Paulo Broering, que liga a BR-101 ao balneário da Pinheira, em Palhoça, está interditada devido à baixa visibilidade causada pela fumaça.
O fogo também desperta preocupação nos moradores da região pela lembrança de ocorrências anteriores. Em 2019, Palhoça chegou a decretar situação de emergência devido a um grande incêndio que atingiu o parque, consumindo 558 hectares em apenas um dia.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo do incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Leia mais
VÍDEO: Incêndio atinge galpão de empresa em Itajaí e fumaça impressiona