Uma força-tarefa dos bombeiros trabalha há nove dias para apagar totalmente um incêndio em Barra Velha. Ele acontece em uma área de reflorestamento desde 19 de abril e, além de destruir a vegetação, está causando transtornos aos moradores porque a fumaça atinge cinco bairros da região. Nesta terça-feira (28), uma equipe de 22 membros — 10 militares sendo sete integrantes da equipe especializada da Força Tarefa 07 de Itajaí, e 12 bombeiros comunitários — trabalham no local.

Continua depois da publicidade

Nos primeiros dias, os bombeiros voluntários de Barra Velha prestaram auxílio aos Bombeiros Militares de Barra Velha, que comandam o combate ao incêndio. Bombeiros de Araquari, Balneário Piçarras e Balneário Camboriú também trabalharam na ocorrência, e em vários dias as equipes contaram com apoio do helicóptero Arcanjo de Blumenau e do Águia da Polícia Militar de Joinville. Até agora, o incêndio atingiu uma área de mais de 200 mil m2.

De acordo com os Bombeiros Militares, a maior dificuldade no combate ao fogo é que o solo da região é turfa, que é basicamente orgânico, formado por um conjunto de rochas caracterizadas pela baixa densidade. A presença de grãos e partículas torna o trabalho dos bombeiros mais difícil, porque facilita a propagação do fogo e dificulta o combate, já que a água não alcança os focos que, por vezes, estão um metro abaixo da superfície.

Foram realizadas aberturas de "estradas" entre as árvores, evitando assim que o incêndio se alastre para as demais áreas. Por meio destas aberturas, as áreas perto de escolas e casas estão protegidas. Segundo a Prefeitura de Barra Velha, os bairro afetados são Vila Nova, Itajuba, Medeiros, São Cristóvão e Quinta dos Açorianos. Nestes locais, a fumaça do incêndio florestal está cobrindo as casas há vários dias.

Para o combate ao incêndio, está sendo utilizado água captada direto da lagoa, pata não utilizar a água dos hidrantes do município de Barra Velha. A cidade está com racionalização no consumo de água devido à estiagem das últimas semanas.

Continua depois da publicidade