Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação entre a Lagoa da Conceição e as dunas da praia da Joaquina, no leste da Ilha, durante a tarde e o começo da noite desta segunda-feira (23). O helicóptero Arcanjo e três viaturas com 12 bombeiros trabalharam no combate às chamas, que foram controladas por volta das 19h30, antes de chegar às casas. Ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

— Quando o vento tomou um rumo que poderia chegar próximo às residências, o Arcanjo foi acionado, e conseguiu controlar o fogo antes de chegar às residências — informou o tenente dos bombeiros Leandro Flores Emmanuelli.

Segundo o oficial, não é possível afirmar as causas do incêndio, mas certamente ele foi causado pela ação humana, provavelmente por uma bituca de cigarro ou alguma fogueira. O fogo teria iniciado na vegetação de restinga às margens das trilhas que levam, através das dunas, a praia da Joaquina, se alastrando em direção a Rua Vereador Osni Ortiga.

Foram realizados 15 lançamentos de 400 litros de água cada, com o aparelho “bambi bucket”, espécie de balde de lona. A área total queimada foi de aproximadamente 5 campos de futebol. O vento forte facilitou a propagação das chamas e dificultou bastante o combate.

Continua depois da publicidade