Um incêndio na subestação da Celesc em Guaramirim, na manhã desta terça-feira, 22 de agosto, assustou os moradores e deixou a cidade sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Schroeder e uma parte de Jaraguá do Sul também estão sem luz por causa do acidente.

Continua depois da publicidade

Explosão em sub estação afeta abastecimento de energia

Leia as últimas notícias

Segundo um morador da região, foram três focos de fogo.

— Ouvimos uma explosão e, ao olharmos para fora, vimos os fios pegando fogo. Os moradores saíram correndo das casas, com medo que elas também fossem afetadas pelo incêndio — contou o diretor da Companhia Águas de Guaramirim, Osni Decker.

Continua depois da publicidade

(Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)

Ele explica que o abastecimento de água na cidade ficará comprometido porque os equipamentos que mantém a Estação de Tratamento de Água (ETA) em funcionamento dependem da energia elétrica para o seu funcionamento. A orientação é de que os moradores economizem água até que o problema seja restabelecido.

(Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)

— Nosso reservatório é pequeno e teremos que manter o tratamento de água fechado até, pelo menos, as 16 horas — afirmou Osni.

Às 12h30, o total de interrupções acidentais na região, segundo o sistema da Celesc, era de 12.502 unidades em Guaramirim, 7.842 em Jaraguá do Sul e 6.748 em Schroeder. Por volta das 14h30, técnicos informaram que a energia havia sido restabelecida em parte da área afetada.

Em Guaramirim, às 14h30, 10, 6 mil unidades estavam sem água e sem previsão para voltar ao normal.

Em Corupá, o fornecimento de energia foi restabelecido no início da tarde de terça-feira. Em Jaraguá do Sul, por volta das 17h30 de terça-feira. Por volta das 20h10 de terça-feira, a energia foi restabelecida por completo em toda a região.

Continua depois da publicidade

(Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)