Um incêndio atingiu uma estufa de fumo em Papanduva, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina, e causou um prejuízo de R$ 55 mil para a empresa. Segundo o proprietário, aproximadamente 1.200 quilos de tabaco, parte da estrutura e equipamentos foram perdidos após o fogo atingiu o local na noite de quinta-feira (26).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os bombeiros militares foram chamados para ir até a empresa, localizada na região de São Tomaz, próximo a Pedreira, por volta das 21h30min. Ao chegar no local, a equipe encontrou a edificação de secagem de tabacos, de aproximadamente 50 metros quadrados, com o incêndio confinado e em fase de desenvolvimento.

Idoso que estava desaparecido é encontrado por moradores em fazenda no interior de SC

O incêndio foi descoberto por um trabalhador de 19 anos. Ele informou aos bombeiros que estava indo alimentar a fornalha quando viu uma fumaça saindo pelos suspiros superiores da estufa. Neste momento, também avistou brasas na parte inferior da porta e foi chamar o proprietário. 

Continua depois da publicidade

O dono da empresa relatou que, ao chegar na estufa, constatou que o motor e hélice ainda estavam em funcionamento e, por isso, deixou o motor funcionando para tentar apagar o fogo com água encanada, liberando aos poucos alguns jatos para tentar resfriar, mas sem sucesso.

Os bombeiros iniciaram os trabalhos para combater e colocaram alguns jatos neblinados para resfriar o ambiente, até ter segurança para realizar o ataque direto ao fogo. Foram utilizados aproximadamente 2,5 mil litros de água para o combate e o rescaldo. Além disso, foi necessário usar a ventilação forçada para retirar a fumaça e gases tóxicos do ambiente.

Estufa de fumo da empresa (Foto: Corpo de Bombeiros Militar, Divulgação)

De acordo com o relatório dos socorristas, a estufa de secagem de tabacos elétrica foi construída de folhas de zinco, que ficaram chamuscadas pelo fogo e, próximo ao forno, houve a dilatação do material devido a alta temperatura. 

Segundo o proprietário, foram perdidos aproximadamente 1,2 mil quilos de tabaco, parte da estrutura e equipamentos, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 55 mil reais. A estufa, porém, possui seguro. Não houve vítimas na ocorrência, apenas danos materiais.

Continua depois da publicidade

Leia também

Acidente com caminhão deixa carro destruído na BR-101 em Araquari

Mulher é arrastada na rua pelos cabelos na noite de Natal e marido acaba preso em SC

Ultrapassagens proibidas mataram 11 pessoas em rodovias federais de SC durante o Natal