Um incêndio de grandes proporções destruiu um prédio em plena Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. O fogo começou por volta das 15h50min desta quinta-feira (23). As chamas se iniciaram em uma loja sobre a lotérica, no chamado “Coração da XV”, próximo ao Tunga e à Catedral São Paulo Apóstolo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Estabelecimentos como a Vanilla, Mundo Lolita, Della Makeup, Lotérica Estrela de Ouro, Crispim e Janfer foram atingidos. Os bombeiros chegaram pouco depois das 16h e trabalham neste momento no chamado rescaldo. A Rua XV de Novembro foi totalmente fechada para facilitar o trabalho dos militares e outros imóveis no entorno do local do incêndio foram esvaziados. A suspeita é de que o fogo possa ter começado em um aparelho de ar-condicionado. Havia risco de explosão.
Imagens aéreas revelam dimensão de incêndio que destruiu prédio na Rua XV, em Blumenau
Não há vítimas e, até o momento, não se sabe como o fogo começou de fato — o que só deve ser esclarecido após uma perícia. Testemunhas contaram à reportagem do NSC Total Blumenau que as chamas teriam se iniciado sobre a lotérica e rapidamente, em questão de 10 minutos, se espalharam por outros estabelecimentos. Comerciantes das lojas abaixo deixaram tudo para trás e rapidamente saíram do local por questão de segurança.
Continua depois da publicidade
Por volta das 16h30min, o fogo atingiu também os estabelecimentos no térreo, causando ainda mais destruição. Um caminhão-pipa do Samae chegou a ser mobilizado para auxiliar. Cerca de uma hora e 30 minutos após o início do fogo, às 17h20min, o incêndio já havia sido quase que totalmente controlado pelos bombeiros. Às 19h já não havia mais chamas. O trabalho de rescaldo, porém, deve se estender noite adentro.
Conforme a Defesa Civil, a Rua XV de Novembro ficará toda a madrugada interditada e às 5h desta sexta-feira (24) será feita uma nova avaliação. Se houver segurança, conforme o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, uma das pistas será liberada.
Rua XV de Novembro em Blumenau tem histórico de grandes incêndios; relembre outros casos
Rua XV virou “cortina de fumaça”
A fumaça do incêndio tomou conta da Rua XV de Novembro. Por volta das 16h, antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros, a principal via do comércio da cidade ficou totalmente escura. Não era possível enxergar a 10 metros à frente por conta da cortina de fuligem que tomou conta do entorno (veja fotos na galeria abaixo). Populares que estavam em volta chegaram a correr para se proteger nas imediações do Tunga e da Havan, no Castelinho da Moellmann.
Janaína, dona de uma das lojas atingidas pelo incêndio, foi às lágrimas ao ver a destruição:
— Não é só uma loja queimada, é uma história ali.
Corredor de ônibus liberado
Por conta da interdição da Rua XV de Novembro para o trabalho de combate ao incêndio, o Seterb informou por volta das 17h que o corredor de ônibus da Avenida Beira-Rio está totalmente liberado. Com isso, a extensão toda do corredor que compreende tanto a Beira-Rio, quanto a Avenida Martin Luther, está aberta para o tráfego.
Continua depois da publicidade
Incêndio em Blumenau destrói acervo de projeto social: “São 66 anos de história queimados”
Lojistas publicaram sobre incêndio nas redes sociais
O incêndio atingiu lojas conhecidas na Rua XV de Novembro, como a Vanilla, a Janfer e a Mundo Lolita, que há décadas ocupam imóveis por lá. No Instagram, a Mundo Lolita escreveu: “Momento de muita tristeza com o incêndio na nossa Rua XV. Conseguimos sair a tempo e torcendo para que nossos vizinhos também estejam salvos”.
“Não é só dinheiro, é uma história”: gerente de loja chora ao descrever incêndio em Blumenau
“Informamos, com grande pesar, que nossa loja da Rua XV foi atingida por um incêndio de grande magnitude e, infelizmente, ficou completamente destruída. Agradecemos imensamente pelas mensagens de apoio e solidariedade. Felizmente, todas as nossas colaboradoras estão bem”, disse a Janfer também em um post no Instagram.
Veja fotos do incêndio
Veja vídeo do incêndio em Blumenau
Imagem do combate às chamas em plena Rua XV
Leia também
Terceira faixa na BR-101 Norte entra em pacote prioritário de obras na ANTT
Continua depois da publicidade
Diário escrito em papel higiênico revela memórias de blumenauense preso por tentativa de golpe