Policiais Militares trabalham para conter um incêndio de grandes proporções na Guarda do Embaú, na Grande Florianópolis, no início da tarde desta segunda-feira. As chamas na vegetação começaram por volta do meio-dia.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

::: Incêndio dura quase um dia Balneário Barra do Sul, Norte de SC

Equipes de Palhoça e de Santo Amaro da Imperatriz foram deslocadas para atender a ocorrência. Segundo o pedreiro Sebastião Rodrigues, que trabalha próximo ao local, o fogo começou na vegetação que costeia a SC-433 e está se espalhando rapidamente pelo mato.

Continua depois da publicidade

::: Confira a entrevista com o Major Elton de Souza:

Na última semana tivemos registros de ao menos três incêndios em vegetação (Joaquina, Barra do Sul, Maciambu). É comum este tipo de ocorrência nesta época?

Major: Neste período de pré-verão, a vegetação acaba ficando mais ressecada, é um período com muito sol e pouca chuva, e qualquer pequeno foco pode se tornar um incêndio de grandes proporções. É difícil precisar o início, pode existir ação humana, ou o próprio processo de ignição natural da vegetação pode causar o fogo.

Existe uma dificuldade dos Bombeiros em combater o incêndio nestes casos?

Major: Em incêndio florestais a dificuldade de locomoção é grande, geralmente este tipo de fogo se alastra muito rápido, nem sempre o uso do helicóptero é viável, em muitos casos fazemos a contenção para evitar que o fogo se propague além de determinada região.

Continua depois da publicidade

Um helicóptero é suficiente?

Major: No caso do incêndio da região do Maciambu estamos com o apoio do helicóptero da Polícia Militar. Naturalmente que se tivéssemos outros seria melhor, mas teriam que ser distribuídos em todas as regiões do estado. Dependendo do tipo de incêndio, se a vegetação é muito rasteira, jogar a água do reservatório não é viável. Se a região está perto de área residencial também não podemos utilizar, pois existe o risco de rompimento dos cabos com a água.

É possível evitar este tipo de incêndio?

Major: Quando é uma ação da natureza não é possível, mas a gente pede que população que vive próxima de regiões com muita vegetação que evite fazer limpeza de terreno com fogo, que não utilize cigarros, uma simples bituca pode se tornar um fogo, e também não depositem objetos metálicos que refletem o sol, e também podem causar fogo.

Foto: Charles Guerra / Agência RBS