Um incêndio atingiu o Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (1º). Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado para combater o fogo, a área queimada foi de cerca de 10 mil metros quadrados — extensão maior que um campo de futebol, cuja área padrão estipulada pela FIFA é de 7,1 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
Oito bombeiros foram enviados por terra, enquanto a equipe do Arcanjo sobrevoava a área para apoiar a operação. A maior dificuldade ocorreu por conta da mata fechada e alta, além da vegetação repleta de plantas conhecidas como tiriricas (Cyperus rotundus).
Após algumas horas no local, a equipe finalizou o combate às chamas por volta das 15h, momento em que uma garoa começava a cair sobre o local. O Corpo de Bombeiros não soube informar o que pode ter causado o incêndio. Em seguida, os bombeiros foram acionados para um resgate a banhistas ilhados em uma cachoeira de Santo Amaro da Imperatriz.
No ano passado, o Parque do Rio Vermelho teve alguns registros de incêndio na vegetação. O caso mais emblemático ocorreu em agosto, quando o fogo iniciado em uma floresta de Pinheiros, próximo a um camping, incendiou o parque por seis dias seguidos e queimou uma área estimada em cinco hectares.
Continua depois da publicidade