Um incêndio florestal atinge o topo do Morro do Macaco, em Indaial, no Médio Vale do Itajaí. A fumaça é vista desde o início desta semana, o que despertou curiosidade e preocupação entre os moradores. Nesta quarta-feira (22) pela manhã, depois de duas horas de trilha pela mata fechada, seis bombeiros conseguiram acessar a área onde o fogo começou.
Continua depois da publicidade
A equipe localizou um acampamento que foi montado no local. Bandeira, restos de alimentos e até latas de cervejas foram encontrados, o que indica que o incêndio tenha sido desencadeado por uma fogueira. Além disso, os dias seguidos de tempo seco e sem chuva contribuem para que o fogo se alastre, afirma o comandante dos bombeiros voluntários de Indaial, Evandro Vinotti.
— Estamos há mais de 40 dias sem chuva significativa, e o fogo só vai parar por completo quando isso acontecer. Nosso objetivo é tentar evitar que o incêndio avance, mas é um trabalho complicado. Há muitas raízes, folhas secas, e o fogo vai queimando de forma rasteira — afirma Vinotti.
> Quer receber notícias de Blumenau e região por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Ainda nesta quarta-feira, mais 15 bombeiros voluntários subirão o Morro do Macaco para ajudar no combate às chamas. Como o acesso é complicado e a chegada ao local demora, as equipes não conseguem levar água suficiente para acabar o incêndio.
Continua depois da publicidade
— Os bombeiros farão um aceiro, que é um caminho, uma estrada, em volta da área que está pegando fogo, para evitar que ele se alastre por outras partes da mata nativa — explica o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.
Leia também: Chuva de meteoros Líridas iluminará o céu de SC na madrugada desta quarta-feira
E mais: Ramos "se transformam" em doações e alimentos lotam bancos de igreja de Luiz Alves
Fotos


Não, não é um vulcão
Mensagens que circulavam pelo WhatsApp em Indaial falavam que a fumaça era, na verdade, um vulcão entrando em erupção no Morro do Macaco. Não era difícil ver pessoas compartilhando como se isso fosse verdade — este repórter, inclusive, recebeu uma dessas correntes.
Mas não, é incêndio mesmo, provavelmente causado por pessoas. Ah, e vale lembrar: o Brasil, nos dias de hoje, não tem vulcões ativos, por estar em uma área continental de uma placa tectônica — diferente do Chile, por exemplo. O fato de o fogo ter começado no topo do morro despertou essa… “Aflição”, digamos assim, em algumas pessoas.